Pergunta:

Oi Su! Voltei! dessa vez para conversar com você sobre confiar no senhor. Su, eu sei que no post anterior você havia me dito que os planos do senhor são muito melhores que os nossos, e por mais que isso seja verdade, eu não consigo acreditar. Eu sinto como se Deus tivesse me esquecido, como se ele não me amasse tanto como as outras meninas, como se ele nunca tivesse visto potencial em mim e poupou projetar planos bons pra minha vida, se poupou também de ouvir os meus sonhos por considerá-los tão superficiais.. É muito difícil confiar e falar que estou esperando tudo na plenitude do senhor, quando o que eu vejo são só sonhos frustrados, dúvidas, e uma direção para uma área da minha vida que eu sempre disse que não queria. Eu tenho vontade de desistir de buscar mais a profundidade do senhor, estou extremamente frustrada e cansada de sempre recomeçar e recomeçar, parece que eu estou correndo uma maratona em uma esteira, não saio do lugar. Enquanto outras pessoas estão vivendo coisas maravilhosas, eu estou vivendo o que eu nunca quis viver e estou vendo de plateia tudo que eu pedi pra Deus indo pro ralo. Talvez, nada do que eu tenha orado seja da vontade dele e eu tenho que respeitar isso, porque a vontade dele é soberana, eu só não consigo me conformar. Já tentei várias vezes me conformar de que os meus desejos e sonhos não vão se realizar, mas é muito difícil e frustrante gastar tanta energia em coisas que sempre foram os nossos sonhos e do nada receber a notícia de que o que vc tanto esperou, sonhou e colocou em oração, não passou de um sonho besta que não faz parte dos planos do senhor. Recentemente, um pastor orou por mim e me disse coisas que só eu e Deus sabíamos, coisas do fundo do meu coração, e ainda disse que Deus tinha condições de realizar todos os meus sonhos. Ah, Su, me perdoe transparecer tanta pouca fé, mas eu não quero me frustrar se tudo isso que o pastor disse não acontecer, então eu prefiro não colocar tanta expectativa para não me frustrar, prefiro até não acreditar. Su, eu genuinamente nesse momento só quero focar no que me foi direcionado, sem chorar por frustração e sem sonhar alto também. Como eu posso fazer isso? H.

Resposta da Sú:

Hello, H.! Sempre bom encontrar você aquil. Gostei muito do que você escreveu. São palavras de um coração sincero. E são palavras que você faz muito bem em dizer para Deus. Sim, expresse tudo isso para ele: sua frustração, sua tristeza, sua indignação e qualquer outros tipo de sentimento que você identificar. Diga para ele que você está com inveja de quem parece ter os sonhos realizados. Diga para ele que, muitas vezes, você não consegue confiar que os planos dele são bons. Eu já disse tudo isso para Deus muitas vezes, chorando, gritando, esperneando e usando palavras do tipo que a gente não pode colocar aqui (kkk). Eu não sei explicar exatamente como funciona, mas, quando a gente vai para Deus com pensamentos e sentimentos totalmente expostos, sem tentar parecer “espiritual” ou “aceitável”, quando a gente pede sinceramente para ele nos socorrer no meio de tanta frustração, ele age. Acontece de uma forma diferente com cada pessoa, pois Deus fala com cada um de um jeito singular. Mas acontece. Aos poucos, nossa percepção muda. E, aos poucos, a gente encontra um ponto em que os nossos planos e os planos de Deus se cruzam e se realizam. Pode ser uma jornada longa e difícil, mas é real.

Com base no que você descreve, eu vejo que você está de luto, chorando a morte de sonhos e projetos. Saiba que esse é um processo natural. Vivencie-o como vivenciaria a morte de uma pessoa. Chore, lamente, escreva cartas para Deus falando dessa tristeza profunda, escreva poemas, componha músicas, faça pinturas, colagens, esculturas, sei lá. Faça alguma coisa para expressar sua dor e seu luto de forma concreta. E, então, deixe diante de Deus. Peça para ele consolar seu coração como só ele pode fazer e para ele renovar você. Leia os profetas da Bíblia (Jeremias e Habacuque, por exemplo). Eles tiveram planos e sonhos totalmente frustrados, mas descobriram Deus no meio de sua tristeza e perplexidade.

Não fique achando que sua vivência é falta de fé ou de espiritualidade. No tempo certo, quando Deus transformar seu pranto em dança (Salmos 30.11 – aliás, o salmo inteiro é legal), você vai perceber maior facilidade de confiar nos propósitos e nos planos dele. Mas, não tente forçar isso. Não fique se cobrando e achando que você não é “cristã o suficiente”. Peça para o Espírito mudar sua perspectiva. E, quer dê vontade ou não, exercite a gratidão. Ver as coisas que Deus tem feito de bom em nossa vida, sejam elas minúsculas ou enormes (um dia mais de vida, saúde, forças, uma flor, um pedaço de bolo, uma música bonita, etc.) nos ajuda a confiar na bondade dele. E até para isso ELE nos dá forças.

Muitos dias, a gente vai ter de funcionar com base naquilo que sabe e não com base naquilo que sente. Os sentimentos variam e nem sempre correpsondem à verdade. Mas, apegar-se àquilo que a gente sabe sobre Deus ajuda a atravessar essas épocas de luto. E Deus é muito gentil, delicado e amoroso na forma que ele nos trata nesses momentos. Minha oração é que você experimente isso nesse tempo de sombras, até que o dia clareie e você possa ver as coisas boas que Deus planejou para você e que trarão alegria.

Até a próxima, amiga!

Kisses,

Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.