Hello, L.! Resolvi lhe dar uma resposta express ainda hoje, antes que essa conversa aconteça.
Primeiro, suas dificuldades para participar do curso são plenamente compreensíveis. A meu ver, seria melhor você apresentá-las claramente para o pastor. Se ele não entender, paciência. Pelo menos você disse a verdade. Você não pode prejudicar a faculdade nem gastar dinheiro que não tem só para agradar outras pessoas, especialmente aquelas que têm expectativas irrealistas. Sim, eu sei que você se comprometeu com o curso, mas agora você percebeu que está difícil de conciliar, e tudo bem. Isso acontece.
Segundo, ainda sobre falar a verdade, se você acha que vai fingir concordar com o pastor sobre questões políticas só para não gerar confusão, é melhor você dizer que não quer ter essa conversa. Fingir é igual a mentir. E mentir também é errado, né amiga? Não dá para a gente lidar com uma coisa errada fazendo outra coisa errada. A meu ver, uma solução seria você dizer que já está recebendo a devida orientação de sua família (que, aliás, é firme na fé e que instrui você nos caminhos do Senhor) e, portanto, que não considera necessário tratar dessa questão. Se o pastor insistir, diga que você tem por princípio não conversar sobre esses assuntos na igreja. Essa situação que você está passando tem se repetido em inúmeras igrejas (que tristeza!) e, portanto, é importante sermos honestas, claras, impor limites, para que isso não se espalhe ainda mais. Como lhe disse anteriormente, é ilegal (e, a meu ver, imoral) pastores usarem a influência e o poder deles dessa forma.
E, por fim, se você notar que sua concordância com os posicionamentos políticos do pastor/da igreja é uma condição para você continuar sendo parte de lá, pode ser hora de você repensar sua participação. Eu sei que você mudou de igreja recentemente, que foi bem acolhida onde está e que, obviamente, não vai querer mudar novamente. Mas, essas questões que você tem trazido são muuuuito sérias e precisam ser tratadas como tal.
Peça que Deus lhe grande sabedoria, muita direção, honestidade, amor e respeito para lidar com essa saia justa. Ele pode lhe mostrar um caminho que não envolva fingimento, nem ceder a pressão. Afinal, ele é o Deus das infinitas possibilidades!
Até a próxima.
Kisses,
Su