Querida M., você está de parabéns de não ter concordado em ficar com ninguém! De fato, ainda é muito cedo para pensar em envolvimentos românticos. Além disso, ficar nunca é boa ideia! E também está de parabéns por não querer fazer nada escondido de seus pais.
É importante você saber, porém, que muitas vezes acontece de nos sentirmos tristes ou até meio arrependidas mesmo quando tomamos decisões certas. Deus gosta muito de nos ajudar a lidar com isso. Só precisamos pedir socorro pra ele quando bater essa tristeza.
E, quanto a apaixonar-se com facilidade, não se preocupe, pois é algo supernatural, especialmente nesse momento de sua vida. De fato, muitas vezes a gente não escolhe por quem se sente atraída. A atração e a paixão acontecem. MAS, a gente tem poder de decidir o que faz com esses sentimentos. Como ainda é cedo para você pensar em compromissos, a melhor coisa a fazer é não alimentar esses sentimentos quando eles surgirem. Não tem nada de errado em sentir essa atração, mas vai complicar as coisas se você ficar sonhando acordada com o menino, criando fantasias em sua cabeça. Portanto, sempre que vierem esses pensamentos, fale com Deus e peça para ele ajudar você a lidar com eles. E procure dedicar-se a outras atividades e relacionamentos – estudo, família, amigos, esportes, artesanato. Procure, também, pensar em maneiras de ajudar outras pessoas (trabalho voluntário em uma ONG, na igreja, na comunidade, por exemplo). Quando voltamos nossos pensamentos para Deus e para outros, essa tendência de nos apaixonarmos com tanta facilidade muitas vezes diminui, pois tiramos o foco de nós mesmas e de nossos sentimentos.
Converse com Deus, conte para ele essa dificuldade – ele entende tudinho das coisas do coração e gosta muito de nos ajudar nessas questões. Confie nisso!
E, sempre que quiser conversar, apareça aqui!
Kisses,
Su