Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, F.! Não se desespere. Existem várias causas possíveis para essa falta de energia que você está sentindo. Minha sugestão é que você comece investigando as causas físicas. Marque uma consulta com um médico clínico geral. É possível que, na sua idade, você possa até marcar e ir sozinha, caso seus pais não estejam a fim de levá-la. Converse com o médico e explique tudo o que você está sentindo. Pode ser boa ideia fazer anotações antes da consulta para não se esquecer de nada. Ele provavelmente irá pedir exames de sangue para verificar se você está com anemia ou deficiência de vitaminas e outros nutrientes. Às vezes, a falta de uma única vitamina (D, por exemplo) pode dar essa canseira e desânimo. Variações hormonais e de pressão também dão sensação de letargia. Marque a consulta hoje mesmo e depois conte como foi!

Pense com calma, também, em como anda sua alimentação. Você come frutas, legumes, verduras? Evita excesso de carboidratos e açúcares? Alguns alimentos em quantidade exagerada também diminuem nosso nível de energia. Se você tiver acesso a nutricionistas, também pode ser boa ideia consultar e pedir dicas nessa área.

Avalie como anda seu sono durante a noite. Você fica na frente do computador ou do telefone até altas horas, logo antes de dormir. Isso pode atrasar o seu sono e prejudicar a qualidade dele. Quando não dormimos bem, também nos sentimos esgotadas.

E esse esgotamento se reflete na forma como nos relacionamos com Deus e o percebemos (ou deixamos de perceber). Saiba que todo cristão tem fases meio “lentas”. Em vez de ficar se cobrando e se culpando, simplesmente apresente sua dificuldade para Deus. Peça socorro dele. E, se quiser, forme objetivos mais compatíveis com sua realidade presente. Por exemplo, em vez de se comprometer a ler um capítulo da Bíblia por dia, contente-se com um ou dois versículos (o livro de Provérbios é legal de ler dessa forma!). Deus não está chateado nem decepcionado com você. Pelo contrário, ele é o maior interessado em lhe mostrar como se aproximar dele nesse momento. Descanse nos braços fortes e amorosos dele.

Comece investigando essas questões de saúde e, se tudo estiver ok nessa área, depois conversamos sobre outras possibilidades, ok?

Até a próxima!

 

Kisses,

Su