Querida M., claro que me lembro de você. Fico feliz que você tenha voltado pra conversarmos mais! Entendo muito bem o que você diz sobre comer “na marra” todos os dias. Eu já passei por isso e sei que não é nada agradável! Meu conselho é que você faça três coisas:
1 – Peça para sua mãe marcar, o quanto antes possível, uma consulta para você com um médico clínico geral. Essa falta de apetite e essa tristeza podem ter vários motivos, muitos deles de origem física. É importante investigar todas as possibilidades antes de falar em depressão. Existem deficiências de vitaminas e outras substâncias que nos fazem sentir pra baixo e tiram nosso apetite. Em alguns casos, não adiante apenas comer mais. É preciso tomar os suplementos apropriados. O médico vai pedir exames de sangue para verificar como está essa parte. E se, por acaso, ele não encontrar nenhuma causa física, pode ser que ele a encaminhe para outros profissionais, para analisar melhor o que está acontecendo.
2 – Suspenda esses jejuns de imediato. Eu posso lhe garantir que eles não estão agradando a Deus e que eles não vão dar paz a sua alma. Se você parar de jejuar, será mais fácil manter refeições equilibradas, em vez de sua mãe a obrigar a se empanturrar antes e depois. Isso não é saudável e não tem nenhum valor espiritual. Quando os jejuns vêm acompanhados de tristeza contínua e de perda de peso, é sinal de que alguma coisa não está certa. Esse não é o tipo de jejum que Deus quer de você, minha amiga! Embora sua mãe talvez esteja exagerando nas quantidades, ela está certa de não deixar você pular nenhuma refeição. Aliás, pessoalmente eu sou contra jejuns de qualquer tipo (inclusive por motivos espirituais) na sua idade, pois seu corpo está em formação e precisa de muitos nutrientes não apenas para seu desenvolvimento físico, mas também para ajudar no seu equilíbrio emocional.
3 – Tome a decisão de confiar que Deus está trabalhando em sua vida no tempo e do jeito dele. Sua santificação, sua caminhada com Cristo, seu crescimento na fé, são obras do Espírito Santo. Não se iluda de imaginar que você vai conquistar a salvação, ou continuar salva, por seu bom comportamento. Nós somos salvas e mantidas salvas para sempre pela graça de Deus. Ele não vai deixar você no meio do caminho. Ele nunca vai abandonar você. Leia este texto aqui, que fala sobre isso:
http://depapocomasu.blog.br/deus/2018/02/tres-coisas-para-voce-pensar-hoje/
E, para terminar, queria lhe pedir um favor. Leia e mostre para sua mãe este texto aqui:
https://www.faithgirlz.com.br/index.php/ninguem-nasceu-para-ser-palito/
Eu tive anorexia e quase morri por causa disso. Não estou falando para lhe assustar, mas para lhe mostrar a importância de você investigar essa relação meio difícil que você está tendo com a comida neste momento, antes que ela piore. Leve isso a sério, pois eu conheço meninas que perderam a vida por causa de uma doença que começou com jejuns e medo de ficar obesaa. Peça para Deus lhe mostrar se você está indo por esse caminho ou se existem outras coisas que você precisa tratar. Confie no amor dele por você, minha amiga. Não há nada que você possa fazer (ou deixar de fazer) para que Deus a ame ainda mais, pois ele já a ama ao máximo!
E, volte aqui depois para me contar como você está, ok? Conte com minhas orações 🙂
Kisses,
Su