Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, L.! Fico muuuuuito feliz de saber que você conversou com sua mãe e que ela reconheceu que estava passando do ponto na sua disciplina. Como eu disse, se isso acontecer de novo é fundamental você contar para outra pessoa e pedir ajuda, ok?

E, quanto a suas dúvidas existenciais, eu tenho uma notícia para você: muitas meninas (e meninos também!), especialmente as mais introvertidas e introspectivas, que gostam de ficar quietinhas no seu canto pensando na vida, têm esses mesmos dilemas. Eu mesma passei por momentos como esse de pensar que era diferente de todo mundo, que era incompreendida por todos e que Deus não estava nem aí comigo. Mas, eu fui descobrindo que nenhuma dessas coisas é verdade.

Embora Deus tenha criado cada um de nós de forma singular – ou seja, nenhuma pessoa é exatamente igual à outra – ele também nos criou com tipos de personalidade que às vezes são parecidos com os de outras pessoas. Isso significa que nunca somos as únicas a passar por um problema. Sempre tem alguém mais enfrentando um desafio parecido. Além disso, Deus jamais nos trata como fantoches. Se você ler a Bíblia com atenção, desde o comecinho lá em Gênesis, vai ver que Deus criou cada ser humano com liberdade de tomar decisões e fazer escolhas. Agora, como Deus nos ama imensamente, ele quer nos guiar em nossas escolhas, pois ele sabe o que vai trazer mais alegria e satisfação. É por isso que precisamos conversar com ele o tempo todo e pedir orientação. Ele tem planos e propósitos para sua vida – uma história que é só sua e que ele quer contar, uma página de cada vez, um dia de cada vez. Quanto mais perto de Deus você andar, mais você vai descobrir que sua vida faz muito sentido. Ele aceita e ama você do jeitinho que você é. E ele conhece e entende você melhor do que ninguém (até mesmo  do que você mesma, pois ele criou você.

Não se preocupe demais com o que a “sociedade” pensa ou com suas preferências de música e roupa. Quem disse que menina precisa andar por aí de vestido rosa (pessoalmente, eu acho nada a ver, rsrs)? Preto é uma cor como qualquer outra. Aliás, é uma das minhas prediletas e tenha muitas roupas dessa cor. E não tem nada de errado em ouvir músicas mais melancólicas. Só tome cuidado para não procurar o tempo todo coisas que deixem você pra baixo. Depressão de verdade é uma doença séria, que exige cuidados médicos e não é nem um pouco chique nem divertida. Não fique só alimentando sua melancolia. Busque amizades, relacionamentos saudáveis, ocupações divertidas. Isso vai ajudar você a entender que existem outras pessoas que pensam e sentem como você.

Você está numa fase super legal de descobrir sua identidade e encontrar seu lugar no mundo. É uma aventura emocionante! Peça ajuda e companhia de Deus nessa aventura! Por mais introvertida, tímida, melancólica e introspectiva que você seja, Deus quer lhe mostrar como ter alegria verdadeira nele (o que não tem nada a ver com cor de roupa ou algo exterior, kkk), respeitando seu tipo de personalidade, seus gostos e preferências.

É isso amiga. Pense com carinho sobre essas questões e volte para conversar sempre que quiser!

Até a próxima : )

 

Kisses,

Su