Pergunta:

Oi Su, tudo bem? Você me ajudou diversas vezes, e agora estou aqui pra te pedir ajuda novamente! Bom, eu não sei se você lembra, mas comentei com você que não estava me sentindo bem na igreja e também não estava me encaixando. Eu acabei saindo do grupo dos adolescentes, porque estava na fase da depressão, e lá é tudo muito agitado, tem várias atividades, e quando eu estava nessa fase eu não conseguia me divertir e muito menos me concentrar. Então, lá na igreja não tem a opção de você querer dar uma pausa, ou você participa do departamento ou você sai. Tive que sair e fui para os jovens. Lá eles não separam os jovens até uma certa idade, é tipo o grupo dos solteiros. Então, têm pessoas de 18, 30, 40, enfim, é bem complicado. E agora que consegui vencer a depressão queria ter voltado para os adolescentes, mas o meu pastor não deixou.. os jovens não fazem nada e são bem indiferentes uns com os outros. Eu participo de um grupo de adolescentes e jovens da minha igreja sede onde tem vigília, oração, jejum, evangelismo e busca incessante por Jesus, sabe? Lá eles levam tudo a sério, até mesmo pra participar da recepção precisa fazer oração e jejum! Sei que é uma coisa simples e comum e o que se espera de todo grupo que se une em nome de Jesus. Mas infelizmente na minha igreja não é assim. Lá é tudo muito bagunçado, e acontece umas coisas que me deixam muito triste. Pregações antropocêntricas, louvores antropocêntricos… Dói o meu coração, porque eu fico sem saída. Eu não queria sair sem a direção de Deus, mas ao mesmo tempo eu não queria ficar. Sinto que a igreja que eu participo não agrega em nada em minha vida espiritual, tudo que aprendo é na internet ou com pessoas de outras igrejas. Eu oro incessantemente, já fiz propósitos e jejuns pra que Deus arrancasse isso de mim, mas simplesmente não sai . O que eu faço Su? L.

Resposta da Sú:

Hello, L.! Bom ver você aqui! 🙂

Estava refletindo sobre tudo o que você escreveu e, sinceramente, não vejo motivo para você continuar nessa igreja. Claro que é importante ter compromisso com uma comunidade de fé e não ficar pulando de igreja em igreja o tempo todo. Mas com certeza não é isso que você está fazendo. Existem ocasiões em que precisamos mudar e buscar uma igreja bíblica, que priorize o estudo da Palavra, a adoração a Deus e o crescimento espiritual dos membros. Portanto, minha amiga, não vejo razão de você ficar fazendo jejuns e propósitos (aliás, sugiro que você leia este post sobre esse assunto: https://depapocomasu.blog.br/deus/2019/04/mitos-e-verdades-sobre-jejum/) para Deus tirar isso de você. Já pensou que esse desejo de sair talvez seja direção dele?
Você tem liberdade em Cristo de mudar de igreja e até de denominação. Portanto, fique em paz a esse respeito e busque uma comunidade de fé com os critérios que mencionei acima. Deus sabe que você precisa de um lugar para aprofundar suas raízes no conhecimento da Palavra e na vida de adoração dedicada a ele. Que ele conduza você e lhe dê tranquilidade a respeito dessa mudança.

Até a próxima!

Kisses,

Su