Pergunta:

Oi Su, tudo bem? Quero te pedir um conselho, bem, lá vai kkk. Recentemente terminei um relacionamento de 6 meses,eu até te mandei uma mensagem por aqui, não sei se você irá lembrar,mas eu estava com dúvidas sobre esse relacionamento que ele não é era cristão e tal,seguir seu conselho e busquei a Deus arduamente, ainda mais,mandei mensagem para o rapaz que precisava conversar com ele aí que começou o problema ele dizia que estava ocupado demais pra me ver,e sempre tinha uma desculpa quando marcavamos um dia pra nos encontrar,acontecia um imprevisto, sempre dizendo ” estou super ocupado”que eu podia falar por mensagem mesmo eu disse que queria pessoalmente, eu odeio resolver coisas importante por mensagem, ele ficou nisso por mais de 1 mês que nunca podia, tive que mandar por mensagem mesmo e terminamos ele entendeu tudo, aceitou. Su eu estou sendo sincera eu não chorei e nem estou sofrendo por nada graças a Deus porque nem sei se posso chamar o que tivemos de relacionamento, porque esses 6 meses juntos ele só veio na minha casa umas 4 vezes e olha lá, nunca fui na casa dele por ele não ter me levado só conhecia seus pais por vista e falava o básico quando encontrava eles na rua, não conheço seus irmãos nem nada, só conversávamos por mensagem,às vezes, eu penso que se tivéssemos mais convivência eu sofreria, e agora vejo fotos dele em festas, sendo que ele não era assim quando o conheci nem quando estávamos juntos.Enfim terminei depois de ter pedido um tempo pra ele para poder decidir sobre nós,em nenhum momento ele foi encontra, só dizia que não podia me ver pessoalmente por estar ‘super ocupado’. Então Su eu sempre orei a Deus pela minha vida amorosa, eu acreditava que meu primeiro namorado fosse meu marido e acabou, tanto que enquanto minhas amigas namoravam cedo eu não estava, simplesmente porque não queria, claro que tive oportunidade mas nenhum me chamou atenção, e agora meu medo é se eu passei por esse relacionamento (se foi uma relacionamento né?) será que vou errar de novo? E se eu errar será que vou machucar meu coração? visto que não senti nada quando decidi terminar, sério, absolutamente nada, não sofrir como muitas meninas falam de suas decepções, e sou muito sensível sobre ‘coisas do coração’sou emotiva demais, melhorei muito, mas ainda sou só que bem menos que antigamente.Ah! Su espero que possa me entender não digo que não gostava dele, gostava sim, era meu amigo, mas não fiquei como muitas amigas ficaram após seus relacionamentos. Obrigada Su por Ler isso tudo kkkk, que Deus continue te abençoando, bjos. S.

Resposta da Sú:

Hello, S.! Bom ver você aqui de novo. Estava pensando no que você falou sobre esse relacionamento e me ocorreu que, de repente, talvez, Deus achou melhor poupar você de um envolvimento maior com esse garoto (que, pelo jeito, não estava nem um pouco interessado em se relacionar com você) e de sofrimento com o fim desse compromisso. Não tem nada de errado com você só porque não foi um fim de namoro dramático, cheio de tragédia e choro. Que bom que foi tranquilo. Agradeça a Deus por isso!

A meu ver, existem algumas coisas que você pode fazer para diminuir a probabilidade de ter grandes sofrimentos no futuro.

Primeiro, antes de pensar em namoro, desenvolva boas amizades. Quanto melhor você conhecer o garoto antes de se envolver com ele e assumir um compromisso, mais você vai enxergar coisas que poderão poupá-la de dor de cabeça (e de coração) mais adiante. Durante quanto tempo você e seu ex-namorado foram apenas amigos? Será que você não entrou muito rápido nesse relacionamento e só viu a falta de interesse dele depois? Eu sei que existe muita pressão ao nosso redor para nos envolvermos logo num relacionamento romântico. Mas, com a ajuda de Deus, podemos resistir a essa pressão e ir com calma, deixando Deus mostrar o próximo passo.

Segundo, durante a fase de amizade, fique bem atenta para a forma como o garoto encara a vida e se relaciona com outras pessoas. Para começar, ele tem um compromisso sério com Deus? Você nota que ele está a fim de crescer na fé? Cumpre os compromissos dele na escola, no trabalho, na igreja? É dedicado? Saber falar de assuntos sérios? Como ele trata a família dele? Com respeito e atenção? Como ele conversa com os amigos? Tudo isso indica o caráter da pessoa. Mais que qualquer outra coisa, o que a gente precisa buscar em um companheiro para a vida toda é um bom caráter. E a hora mais fácil de avaliar o caráter de alguém é antes de se apaixonar por essa pessoa. Por isso a amizade sem envolvimento romântico é tão importante.

Terceiro, confie nos planos de Deus para você. Se você for com calma, pedindo orientação de Deus a cada passo, ele vai lhe mostrar o caminho para os propósitos dele. Isso não significa que você nunca vai se magoar nem ficar triste e que seus relacionamentos vão todos dar certo, mas significa que você vai fazer as coisas de forma pensada, com serenidade e clareza.

Conte para Deus essas suas preocupações  e peça para ele ajudá-la a confiar nele e a ter paciência e sabedoria para formar bons relacionamentos. Ele é o maior interessado em ajudá-la nessas questões!

Até a próxima! : )

 

Kisses,

Su