Pergunta:

Oi, Su, tudo bem? Me bateu um momento nostalgia e eu me lembrei que conheci esse blog quando eu tinha uns 12 anos, eu acho? uau, eu já vou fazer 18 e, graças a Deus, eu realmente conheci Jesus (na época em que eu mandava perguntas, era muito nova/imatura e não tinha conhecimento de quem é Jesus, e sim de uma lista de “regras”).
Bom, gostaria de te pedir um conselho porque eu, como cristã estou diante de uma situação que não sei muito bem como lidar…
Entrei na faculdade esse ano, e como estamos tendo aulas telepresenciais, formamos grupos de seminários aleatórios para um trabalho, afinal, não nos conhecemos pessoalmente ainda. Acontece que, o grupo de seminário se tornou um grupo de conversas (um grupo de amigas” mesmo, sabe?). E até aí tudo bem.
Eu ainda não tive a oportunidade de dizer que sou cristã (não por vergonha, mas falta de oportunidade mesmo) e me sinto preocupada no momento não com a possibilidade de me julgarem por ser, mas porquê todas as componentes do grupo passam a maior parte do tempo falando mal de outras pessoas da faculdade (assunto esse que de forma alguma me convém estar). Eu não participo desse tipo de conversa no grupo, mas me sinto muito desconfortável por pensar que, quando elas souberem que eu sou cristã, podem ter uma visão errada a respeito de Cristo, por, de alguma forma, me associarem como “uma delas” (no sentido das conversas)…
Pode parecer bobinho, mas isso realmente tem me deixado pensativa e até mesmo chateada, porque não temos muita intimidade e eu não sei o que eu deveria fazer sobre isso. Me convém estar nesse grupo sem falar nada, mesmo que todas as outras integrantes estejam falando mal de outras pessoas? Eu não acho que isso seja legal…
Como uma cristã, que atitude você acha que seria a melhor pra se tomar agora? Embora eu não participe desse tipo de assunto por lá (que é o que elas mais conversam por lá), temo que elas me associem a isso, e não é essa a imagem que gostaria de passar como cristã… M.

Resposta da Sú:

Hello, M.! Bem-vinda de volta! Fiquei super feliz de você ter se lembrado de nós em seu momento nostalgia! E mais feliz ainda de ver que Deus tem trabalhado de forma tão bonita em sua vida, para lhe mostrar que a caminhada com Cristo não é uma simples questão de comportamento (a lista de regras que você falou), mas de verdadeiro relacionamento. Que ele continue e conclua tudo de bom que ele começou em sua vida!

Quanto a sua dúvida (que, aliás, é bem importante), minha impressão é de que você já está dando um passo na direção certa quando se recusa a falar mal de outros. Continue assim!

Outra coisa que você pode fazer é tentar mudar de assunto quando começarem as críticas. Em vez de simplesmente permanecer calada e não participar, peça coragem de Deus para dizer/escrever algo do tipo: “Gente, tem tanto outro assunto pra conversar! Que tal a gente falar de outra coisa mais interessante?”. Ou “Vou dar uma volta enquanto vocês fazem churrasco do resto da classe”. Usando seu jeito e suas palavras, procure uma forma de expressar que você não acha isso legal. Não é pra condenar, julgar, dar sermão. Só mostrar que falar mal de outros é algo que deixa você chateada. Confie que Deus lhe dará as palavras certas.

De repente, mais adiante, o fato de você ter expressado seu desconforto com esses assuntos pode até ser um ponto de partida para você explicar porque isso a chateia e falar um pouco de sua fé. Se quiser dicas sobre isso, veja aqui: https://www.faithgirlz.com.br/cinco-dicas-para-compartilhar-sua-fe/

E, por fim, peça a Deus que lhe dê paz. Muitas vezes, ficamos com tanto medo de que nossos comportamentos e atitudes prejudicarão nosso testemunho que acabamos nos sentindo presas e ansiosas. Continue a andar bem perto de Cristo, e a luz dele brilhará naturalmente em você, sem que seja necessário fazer esforço para “dar uma boa impressão”. O verdadeiro testemunho vem de dentro para fora, como consequência de nosso relacionamento próximo com Deus. Mais cedo ou mais tarde, a presença dele em nossa vida se torna visível.

Que o Senhor faça a bondosa graça dele transbordar de sua vida para outros!
E, sempre que quiser conversar, continuamos aqui 🙂

Kisses,

Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.