Hello, B.! Nada de pânico, amiga! Você conseguiu identificar e reconhecer seu problema, o que já um grande passo! Eu sei que às vezes é super difícil colocar os estudos antes das amizades na escola, especialmente para quem gosta de conversar! Rsrs. Agora, existem algumas coisas práticas que você pode fazer para mudar essa situação.
A primeira coisa que você precisa entender é que as amizades verdadeiras permanecem mesmo quando a gente não interage com as amigas o tempo todo. Quem sabe sua dificuldade em parar de conversar no meio da aula tem a ver com uma pontinha de medo de perder suas amigas? Peça para Deus lhe mostrar se esse é o caso e ajudá-la a confiar que você não ficará isolada se dedicar-se mais aos estudos.
É possível também que essas conversas fora de hora tenham a ver com sua dificuldade de assimilar o conteúdo das aulas. Quem sabe seria boa ideia pedir para sua professora mudá-la de lugar e colocá-la beeeem na frente da sala, tipo na primeira fileira, onde você terá menos oportunidade de se distrair.
Além disso, pense em como você pode manter contato com suas amigas fora do horário de aula e de estudos, para não deixar os assuntos acumularem. Às vezes, pelo menos no começo, ajuda se você definir um horário para trocar mensagens e conversar (tipo, das 16h às 18h, depois de terminar as lições de casa). Fora desse horário, desligue seu telefone, não fica online e dedique-se àquilo que precisa ser feito. Aprender a organizar as prioridades será útil para o resto de sua vida. E não conte apenas com sua própria força de vontade e autodisciplina, pois ninguém consegue lidar com isso sozinho. Peça forças e determinação para Deus e confie que ele vai lhe dar o que você precisa.
E, se você tem alguma dificuldade de aprendizagem, precisa conversar com seus pais e pedir que eles tomem as medidas necessárias para ajudá-la (conversar com a coordenadora pedagógica ou psicopedagoga de sua escola, providenciar aulas de reforço, explicar a situação para seus professores, etc.). Se, por algum motivo, seus pais não puderem fazer isso por você, tome a iniciativa de falar com seus professores e pedir orientação. Também nesse caso, não tente resolver as coisas sozinha. Deus pode colocar pessoas em sua vida para ajudá-la a ‘aprender a estudar’ e a se organizar. Aceite esse presente dele!
Que Deus ajude você a depender cada dia mais dele e crescer em sabedoria e equilíbrio!
E, sempre que quiser trocar uma ideia, apareça aqui!
Kisses,
Su