Pergunta:

Oi, Su, tudo bem? Eu não sei se você lembra de mim, mas eu já mandei uma pergunta aqui antes rs. Enfim, na verdade, eu preciso muito de ajuda… Eu acho que eu nunca precisei tanto de ajuda como agora. Su, eu fiz 18 no mês passado, mas eu me sinto como uma criança. Não sou madura como as outras pessoas (apesar de saber que comparação é errado, é difícil não se comparar com outras meninas da minha idade que estão conseguindo trabalhar, estudar normalmente), e eu também me sinto vazia… Eu sei da existência de Deus e confio na Palavra Dele… Mas eu simplesmente me sinto vazia, sabe? Sem motivações, uma menina que é a única das amigas que ainda não arranjou o que fazer, que não dá orgulho pros pais… Eu quero muito me sentir amada, sabe? Tanto é que já fiz várias besteiras pra tentar chamar a atenção das pessoas, mas eu percebi que era errado. Eu sei que devemos agradar somente à Deus… Mas é que tá tudo tão difícil… Todos da minha família parecem estar seguindo tudo tão bem, sabe? Minha prima sente a presença de Deus, sabe que Ele a guia… Eu quero isso também, quero gostar de mim, quero conseguir viver pra Deus. Mas faz um tempo que eu não vou à igreja porque eu sempre me sentia isolada lá, como se eu não me encaixasse, e também eu sempre falo que vou e acabo não indo por falta de vontade. Fiz isso tantas vezes seguidas que acho que perderam a confiança em mim… Eu realmente preciso de ajuda, Su, eu já fiz dezoito, e eu sei da verdade, eu só quero alguém que estenda a mão e me ajude, sabe? Porque falar é fácil, mas a minha cabeça está a maior bagunça… Me ajuda, por favor, eu não sei mais a quem recorrer, meus pais precisam que eu estude ou faça algo, mas eu não tenho vontade… E parece que se eu orar, nada vai acontecer até EU me mexer, e eu sei disso, mas eu preciso de uma mãozinha.. Por favor. Nossa, escrevi uma bíblia rs Desculpa incomodar, e obrigada desde agora <3 C.

Resposta da Sú:

Hello, C.! Faz tempo! Da última vez, acho que conversamos sobre “daydreaming” e as dificuldades de concentração que você está tendo, não foi isso? Você procurou ajuda profissional para lidar com essas questões? Existe a possibilidade de que algumas das coisas que você descreve agora (falta de motivação e disposição, pensamentos meio bagunçados, etc.) sejam ligadas a essa questão anterior. Em minha opinião, é absolutamente essencial que você converse com um psicólogo ou conselheiro profissional sobre essas questões. Pessoas capacitadas para esse trabalho são presentes de Deus para nós, recursos que ele coloca em nossa vida para nos tirar de situações exatamente do tipo que você está enfrentando. Digo isso por experiência própria, amiga. Peça para Deus ajudá-la a encontrar um psicólogo em sua cidade. Você pode começar sua busca em faculdades que oferecem curso de psicologia e, que muitas vezes, também oferecem atendimento gratuito. Você também pode se informar em hospitais, postos de saúde e UBAs de sua região. E, como você já tem 18 anos, não precisa envolver seus pais. Marque uma consulta e vá. Aliás, seria ótimo você marcar também uma consulta com um clínico geral. Às vezes, parte do desânimo que sentimos e dessa impressão de estarmos meio “perdidas” pode ser falta de vitaminas e nutrientes, desequilíbrio hormonal e mais uma porção de outras questões físicas. Além disso, o clínico geral também pode encaminhar você para atendimento psicológico. Peça para Deus lhe dar forças, coragem e disposição para ir atrás dessa ajuda que você precisa!

Em segundo lugar, você está muito certa de dizer que não faz bem ficar se comparando. Aliás, isso é um veneno para você. Portanto, tome a firme decisão de não avaliar sua vida em relação à dos outros. Deus tem planos e propósitos específicos para você, que não tem nada a ver com sua prima, suas amigas ou qualquer outra pessoa.

Aliás, tenho a impressão de que sua imagem de Deus também precisa ser repensada, minha amiga. Você parece vê-lo como alguém cheio de cobranças, que está chateado ou decepcionado com você (da mesma forma que você imagina que seus pais estão). Não é nada disso! Deus a imaginou, criou e chamou para andar com ele porque ele a ama imensamente. Não dá para colocar em palavras o tamanho do carinho que ele tem por você. Ele a aceita e acolhe não importa o que você tenha feito ou deixado de fazer até aqui. Se você não tem forças para ir à igreja nesse momento, saiba que Deus também não está chateado com isso. Ele está aí, com você. Não precisa sair de casa para se encontrar com ele. E não importa se você está “sentindo” a presença dele ou não. Ela é um fato. Confie nisso e descanse nos braços de seu Pai que tanto a ama. Essa é a única maneira de agradar a Deus – depender totalmente dele, e não de você mesma! Ninguém é capaz de caminhar com Deus de verdade com suas próprias forças. Precisamos dele para tudo.

Por enquanto, amiga, esses são meus três conselhos para você: procure um psicólogo, procure um médico e descanse em Deus, crendo que ele vai mostrar a saída para essa situação. Saiba que ele também vai lhe dar todo o necessário para fazer essas três coisas.

E, podemos continuar essa conversa a qualquer momento. É só escrever novamente!

Até breve!

 

Kisses,

Su