Querida L., graças a Deus existem muitas coisas que você pode fazer para melhorar em relação a essas duas coisas. É possível, aliás, que uma esteja ligada à outra. Aqui vão algumas considerações para você pensar com carinho:
- A primeira coisa mais importante que você precisa entender é o quanto Deus ama e valoriza você. Deus criou você com todo carinho. Ele planejou cada detalhe de seu corpo e de sua personalidade. Já pensou nisso? Deus nunca faz algo feio ou inferior. Isso significa que seus sentimentos, por mais fortes que sejam, não são verdade! Deus a amou tanto a ponto de enviar Jesus para morrer por você na cruz. Esse fato mostra que você tem valor incalculável para ele. Reflita sobre isso.
- É fundamental você alimentar sua mente com pensamentos verdadeiros a respeito de si mesma e de Deus. Gostaria de sugerir que você lesse todos os dias e pensasse com calma sobre Salmos 139.1-18. Cada um desses versículos é uma declaração de amor de Deus para você. Mostra o quanto sua vida é preciosa para ele.
- Deus já escreveu uma história completa para sua vida (Salmos 139.16). Eu lhe garanto que ele tem planos e propósitos. Talvez tudo pareça sombrio e confuso agora, mas Deus quer lhe mostrar, aos poucos, as coisas boas que ele preparou para você.
- Muitas vezes, para que isso aconteça, a gente precisa estar disposta a receber a ajuda de outros. A pornografia é uma questão particularmente difícil de vencermos sozinhas (como qualquer outro vício). Portanto, em minha opinião, é beeeem importante você procurar a ajuda de um conselheiro ou psicólogo para entender e trabalhar as causas desse vício e dessa baixa autoestima.
Você pode encontrar profissionais cristãos sérios e competentes aqui, no Corpo de Psicólogos e Psiquiatras Cristãos: http://www.cppc.org.br/pesquisa-de-profissionais/
Peça para Deus a encaminhar para as pessoas certas e ajudá-la a dar um passo de cada vez em direção a uma vida mais saudável e alegre.
À medida que você aprender a aceitar o amor de Deus por você, seu valor próprio e sua beleza, também vai se tornar mais fácil desenvolver uma relação mais tranquila com sua sexualidade.
E, sempre que quiser conversar, estou aqui, okay? J
Kisses,
Su