Hello, M.! Excelente pergunta! Em minha opinião, a gente nunca deve “fugir” de nenhum relacionamento e virar a cara para alguém, não importa quem seja essa pessoa. Mas, como mesma você disse, em alguns casos é melhor não nos aproximarmos demais. Imaginemos, por exemplo, que você está se sentindo sozinha e precisa de uma BFF. Você conhece uma menina que parece ser super-legal, mas que tem ideias e valores muuuuuito diferentes dos seus. Tipo, ela acha que Deus não existe, que as instruções da Bíblia são besteira e que cada um pode viver como bem entender. Ela também critica e tira um barato das suas crenças e fica tentando obrigar você a pensar de forma diferente. Ela insiste para você fazer coisas que você sabe que são erradas e diz que, se você não fizer essas coisas, vocês não podem ser amigas. Esse é um caso em que é melhor se distanciar da pessoa, pois não tem como formar um bom relacionamento com ela.
Outro exemplo: você tem uma ‘amiga’ que vive falando mal dos outros para você. E, como era de se esperar, você descobre que ela também fala mal de você para os outros. Ela inventa mentiras a seu respeito e faz fofoca de monte. Então, quando você a confronta, ela nega tudo, diz que você está sonhando e que é bobeira sua. Esse também é um caso que não para querer um relacionamento próximo.
E mais um exemplo: você conhece um menino que parece ser um sonho. Ele diz que quer ser seu amigo e vocês se aproximam. Depois de um tempo, ele diz que quer ‘ficar’ com você. Mesmo depois de você dizer não, ele insiste. Você diz que quer compromisso de namoro. Ele diz que ama você, mas que quer beijar antes de namorar. Ele joga charme de monte e fala que você é boba de pensar em namoro, que vocês podem curtir ficar juntos sem compromisso. Mais uma vez, essa é uma pessoa da qual você deve se afastar.
Cada um desses exemplos mostra alguns motivos pelos quais, às vezes, é melhor não se aproximar demais de alguém: a pessoa não respeita seus valores e suas crenças, tenta influenciar você a fazer coisas que você sabe que são erradas, a pessoa é desonesta, falsa e não pede perdão quando magoa você, ou a pessoa quer obrigar você (usando charme, chantagem, etc.) a se envolver de um jeito que você sabe que não é legal.
Portanto, existem sim alguns relacionamentos que não valem a pena, porque não têm nada em comum ou porque podem prejudicar você. Por isso, antes de se envolver de modo mais próximo com qualquer um é super importante pedir orientação e sabedoria de Deus e, sempre que possível, também pedir conselho de seus pais. Se você está se aproximando de alguém, convide essa pessoa para ir a sua casa, para que seus pais possam conhecê-la. Eles têm um bocado de experiência de vida e, às vezes, podem perceber se esse relacionamento será prejudicial de alguma forma. Vale a pena levar em consideração a opinião deles. E vale a pena abrir mão de algumas amizades que podem parecer super legais, mas que podem causar mágoas e complicações mais adiante!
Até a próxima!
Kisses,
Su