ello, P.! Seja muito-bem vinda, amiga!
Estava pensando no que você escreveu e acho que precisamos refletir sobre algumas coisas.
Ciúme geralmente é sinal de que a gente não está se sentindo 100% segura no relacionamento, que ainda não desenvolveu um nível elevado de confiança. Para que essa segurança e confiança se desenvolvam, leva tempo, mas também é preciso fazer alguns “acordos” sobre limites.
Em minha opinião, você não está errada de expressar claramente o que a incomoda e pedir mudanças. Embora não exista nada de errado em ter amigos do sexo oposto, mesmo quando se está namorando, essas amizades precisam acontecer em um contexto que não traga problemas para o namoro. Concordo, por exemplo, que não existe razão de ficar conversando com as meninas no pv, especialmente se dá para se comunicar via grupo. É uma questão de evitar mal-entendidos e problemas futuros. Também não existe razão para “ficar de grude” com meninas. Um abraço amigável ao cumprimentar alguém de vez em quando, ok, mas é diferente de ficar abraçando toda horar, segurar a mão, etc. (especialmente quando se trata de meninas que também não têm limites).
Diante disso, acho super importante vocês dois continuarem conversando sobre essas questões. Procure expressar claramente o quanto essas coisas incomodam e o quanto é fundamental para você que sejam estabelecidos limites. Quer ele entenda plenamente ou não, o que você está pedindo é razoável, não é absurdo. E, se ele realmente está comprometido com você, essa é uma ótima oportunidade de ele mostrar esse compromisso, ao atender ao que você está pedindo.
À medida que vocês crescerem em intimidade de alma, em conhecimento do caráter um do outro, em caminhada conjunta, é natural que essa insegurança diminua consideravelmente, pois a confiança terá se fortalecido.
Por fim, amiga, acho importante você refletir sobre esses sentimentos de inadequação que você comenta. Essa é uma questão que não dá para resolver com conversas com seu namorado, pois é algo dentro de você, que talvez precise ser tratado com mais atenção.
Você é uma pessoa de grande valor, digna de muito respeito, amor e consideração. A inadequação imagina que a outra pessoa é superior em algo, e que nós somos inferiores, o que nunca é verdade.
Quanto mais saudável for sua percepção de valor próprio e identidade e quanto mais sólida for sua imagem de si mesma, menos espaço haverá para as inseguranças ligadas a sentimentos de inadequação. Quanto mais você realmente entender que foi criada à imagem de Deus, que é inteiramente amada, aceita e acolhida por ele, mais você conseguirá lidar com essas questões de forma equilibrada. Um excelente ponto de partida é ler Salmos 139.1-18 e meditar com calma sobre o tamanho do cuidado e do amor de Deus por você.
Se você quiser conversar mais sobre isso, passe aqui novamente para tratarmos juntas dessa questão em mais detalhes, ok? Estamos à disposição!
Até a próxima.
Kisses,
Su