Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, L.! Por aqui tudo bem. Para começar, queria tranquilizar você quanto a esses pensamentos, pois eles são normais na vida de praticamente todos os cristãos (especialmente dos mais introspectivos, que gostam de pensar bastante nas coisas). Se não houvesse dúvidas em nossa vida, a gente não precisaria de fé, concorda? Portanto, quando vierem esses pensamentos, não fique angustiada e não tente fazê-los desaparecer. Apenas diga para Deus: “Olha, Deus, no momento eu não sei nem se acredito no Senhor, talvez eu esteja só falando com as paredes. Ainda assim, eu peço que fortaleça minha fé e me ajude a perceber novamente que o Senhor é vivo e real”.

É muito legal saber que Deus não deixa de existir só porque às vezes duvidamos da existência dele! Tipo, alguém pode até duvidar que a gravidade existe, mas se essa pessoa pular de um lugar alto, vai se espatifar do mesmo jeito. A gravidade não deixa de existir e de agir porque alguém duvida dela – e Deus também não : )

E é muito legal também saber que Deus gosta de ouvir a essas nossas orações e tem um jeito todo especial de responder a cada uma de nós (digo isso por experiência própria!). Ele vai falar com você de uma forma pessoal, que talvez não faça sentido para mais ninguém. Portanto, mesmo que ele não responda de imediato e mesmo que você nem tenha muita certeza se vai funcionar ou não, continue a orar!

Outra coisa que me ajuda nesses momentos de dúvida é fixar a atenção nos presentes de Deus. Observe a natureza – o céu, as árvores, os pássaros. Observe como seu corpo funciona de um jeito maravilhoso.  Observe as pequenas cosias ao seu redor. Tudo o que nós temos vem dele – desde a roupa que vestimos e o alimento que comemos até a capacidade de pensar e, adivinhe? A capacidade de ter fé!

Quem lhe dá fé e quem fortalece sua fé é Deus. Isso é um fato, mesmo que você não sinta no momento.

E, quanto a ir à igreja, você não precisa estar forte na fé para curtir a companhia de outros irmãos e, aliás, ser fortalecida por eles também. Agora, se você estiver se sentindo pressionada a fingir ser espiritual quando vai à igreja, se não houver abertura para tratar dessa questão que você mencionou, pode ser hora de  pedir que Deus a ajude a encontrar outra comunidade de fé, onde você possa compartilhar suas dúvidas sem ser julgada.

E conte conosco sempre que precisar. Estamos aqui para caminhar junto com você em todos os momentos, ok?

Até a próxima!

Kisses,

Su