Hello, L.! Se serve de consolo, pelo menos uma parte desse dilema que você está enfrentando é natural nessa etapa da nossa vida. Claro que o tempo de pandemia fez tudo ficar ainda mais complicado em vários aspectos, então não imagine que há algo de errado com você.
Minha sugestão é que você continue a estudar para o ENEM, mas sem fazer pressão sobre si mesma, como se as duas únicas alternativas fosse entrar na faculdade, ou desistir dos estudos e arranjar um emprego. Além desses dois caminhos, existem outros. Você já considerou, por exemplo, a possibilidade de cursos técnicos, profissionalizantes? Infelizmente, aqui no Brasil ainda existe algum preconceito em relação a cursos desse tipo, mas eles podem ser bem interessantes e valiosos Podem ser uma etapa inicial, para você aprender algo, começar a trabalhar e, então, ter mais condições financeiras e mais convicção interior para encarar uma faculdade. Ou você pode descobrir que cursos são suficientes para você se desenvolver em sua área (você não disse em que área gostaria de atuar). Sei de pessoas que receberam uma formação técnica e chegaram à conclusão de que nem era vantagem fazer faculdade. Muitas cidades oferecem cursos desse tipo gratuitamente, o que lhe permite explorar e experimentar possibilidades sem grandes custos. Pense nisso. O Deus que criou e sustenta tudo o que existe é capaz de abrir portas que você nem imagina. Mantenha isso em seus pensamentos quando for estudar. E considere o seguinte: vale a pena você se esforçar ao máximo para se preparar para o ENEM, mesmo que pareça em cima da hora. Se uma faculdade faz parte dos planos de Deus para você neste momento, ele pode usar o ENEM como forma de tornar isso possível (agora, ou mais adiante). Portanto, não é desperdício você fazer mais uma tentativa. Se Deus tiver outros planos para você, lembre-se de que ele é o maior interessado em mostrar quais são. Deus tem prazer em nos revelar sua vontade, mas é no tempo e do jeito dele, e muitas vezes requer paciência. É nas esperas difíceis e no meio das perplexidades (como as que você está vivendo) que nossa confiança em Deus pode se fortalecer. Peça ajuda dele para concentrar sua atenção naquilo que você pode fazer (estudar) enquanto espera ele mostrar o próximo passo. E, se possível, continue a conversar com seus pais e outros adultos de sua confiança sobre essa questão. É válido você buscar conselho de profissionais capacitados também (tipo, psicólogos que podem dar orientação vocacional, psicopedagogos (talvez do cursinho que você fez), professores, etc. Fale com Deus e peça que, se ele quiser usar pessoas para orientar você, que ele as coloque em seu caminho. Nosso Pai dispõe de incontáveis recursos!
Aproveite e procure fazer alguns exercícios de atenção plena/mindfulness para ajudar na concentração. Existem orientações legais para cristãos nessa área. Um exemplo é o site https://cristaosquemeditam.com.br/
Exercícios desse tipo podem ajudar a acalmar seus pensamentos e melhorar sua concentração para que você consiga estudar sem esse peso todo de preocupação e instrospecção que parece estar atrapalhando. Como disse, Deus tem recursos infinitos!
E, sempre que quiser trocar uma ideia, é só passar aqui. Estamos à disposição!
Até a próxima!
Kisses,
Su