Pergunta:

Oi Su, trago o que podem ser boas notícias (tentando não me manter ansiosa e com expectativas sobre as coisas rs).
1. Resolvi de novo enviar mensagem pra minha amiga, aquela q foi embora, e ela me respondeu, conversamos bastante. Ela me ligou, conversei com ela e com as filhas dela. E aí minha amiga disse pra gente marcar de sair ou eu ir na casa dela. Me senti bem com isso. Como vc sabe era algo q me incomodava. Enfim, foi uma boa conversa. Então talvez apesar de tudo, nossa amizade prossiga sabe?
2. Agora vou estar ajudando a liderança dos adolescentes. Vou fazer parte da equipe de apoio. A líder dos adolescentes (que antes era dos jovens) me chamou pra conversar. E ela disse q especificamente pensou em mim. Então eu aceitei.
3. Lembra daquela menina q eu falei pra ir embora comigo? Depois do culto de domingo a gente foi embora juntas. Ela me pareceu legal. Conversamos o caminho todo. Ela é 2 anos mais nova q eu. É a primeira igreja dela. E vc acredita, q sem eu falar nada, ela relatou basicamente o q eu te falo aqui? Ela virou pra mim e disse que sente que os jovens de lá não são receptivos! E ela se sentia excluída. Disse até que estava pensando em parar de frequentar os eventos dos jovens. Porque ela ia, e se sentia excluída nos grupinhos. E aí eu disse pra ela não desistir, e propus que a gente então fosse juntas, pra participar das coisas.
Com isso, eu vou me esforçar pra estar nos eventos dos jovens. E pretendo até ir num retiro do meio do ano, q vai ter.
Me sinto feliz por perceber q não foi coisa da minha cabeça esse negócio de não me sentir incluída sabe? Eu ficava pensando será q isso é coisa da minha cabeça? Será q eu q tô me excluindo? Mas não, infelizmente tem esse probleminha dos grupinhos realmente não serem receptivos com gente nova.
Bom, é aquilo, não quero criar expectativas. Mas a princípio, pode ser um início de uma amizade. E quem sabe, talvez a gente até possa ir incluindo mais pessoas que se sintam excluídas também né. L.

Resposta da Sú:

Hello, L.! Fiquei feliz de receber suas “possíveis boas notícias”! 🙂

1. Que Deus continue a conduzir as interações com essa amiga. Deixe as coisas se desdobraram e veja que rumo Deus dá para esse relacionamento.

2. Que legal que você vai ajudar com os adolescentes. Esse é o trabalho que eu faço na nossa igreja e é tudo de bom! Muitas bênçãos de Deus para seu ministério!

3. E achei interessante que Deus colocou alguém junto de você (ou vice-versa, kkk) alguém que tem experimentado a falta de receptividade e a exclusão dos jovens, alguém com quem você possa fazer novas tentativas de participar. Muuuito legal isso.

Outra coisa legal é que, se vocês vão trabalhar com os adolescentes, vocês podem desde já formar dentro deles (com a ajuda de Deus) a prática de acolhimento e inclusão, para que o próximo grupo de jovens da igreja seja diferente do atual.

Que Deus abençoe esse comecinho de amizade e conduza seus passos! Ele é sempre bom 🙂

Até a próxima!

Kisses,

Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.