Hello, L.! Quanto à parte inicial de sua mensagem, você já sabe minha opinião: igreja não é lugar de ficar fazendo propagando política nem de querer impor esta ou aquela ideologia. Igreja é lugar de ensinar as pessoas a buscar direção pessoal de Deus para tomar suas próprias decisões com sabedoria, bom sendo e boa consciência. Cristãos diferentes farão escolhas diferentes, mas isso faz parte da saudável diversidade do Corpo de Cristo que deveria ser caracterizado por unidade e não por esse espírito diabólico de “nós contra eles”. Avalie, de vez em quando, o quanto dessa atitude não bíblica do seu pastor você é capaz de tolerar. Se isso estiver atrapalhando sua vida com Deus, pode ser hora de começar a orar por outro lugar para servir a Deus.
Quanto à questão de amizades/relacionamentos dentro da igreja, isso é algo extremamente complexo. Algumas igrejas (com frequência, as menores) podem ser mais acolhedoras que outras. Cada igreja tem sua própria cultura, como se fosse um país. Cabe a nós entender se queremos e podemos, em boa consciência e de forma saudável, viver dentro desse “país”. A recepção inicial certamente é algo bem importante. Mas, como você observou, fica difícil quando só as pessoas mais velhas nos acolhem, enquanto as da nossa faixa etária nos ignoram.
Imagino o quanto esteja sendo triste para você a saída de sua amiga, que lhe fazia companhia. De certa forma, é uma perda, e Deus chora conosco e nos consola em nossas perdas. Mas ela faz mais do que isso: ele também supre nossas necessidades mais profundas, no tempo e do jeito dele. Portanto, minha sugestão é que você se mantenha aberta, em uma atitude de expectativa e curiosidade, para ver o que Deus fará quanto a essa questão de amizades na igreja. Ele sabe do que você precisa nessa área. Siga em frente com o trabalho fiel de diaconia e com o que Deus colocar diante de você. Se tiver oportunidade, puxe conversa com outros jovens, mas sem ansiedade e sem grandes expectativas. Apenas mostre que você não está fechada para novos relacionamentos. E deixe Deus fazer o resto. Eu sei que é bem mais fácil falar do que fazer, kkk. É verdade que você vai estar sozinha na igreja, mas talvez seja só por um tempo… A gente realmente não conhece os planos de Deus para nosso futuro.
Em maior ou menor grau, todos vamos sofrer conflitos e ser magoados em algumas amizades (e também vamos magoar outros). Faz parte dos relacionamentos, e é para isso que existe perdão, reconciliação e escolhas sobre permanecer ou não dentro de relacionamentos.
E, como você observou muito bem, você está perdendo sua companhia dentro da igreja, mas continua a ter uma amiga. Dedique-se a cultivar essa amizade à distância. Vale a pena!
Que Deus continue a dirigir você, cobrir sua vida com a graça e o amor dele e lhe dar paz!
Até mais!
Kisses,
Su