Hello, T.! Puxa, sinto muito que as coisas tenham se complicado nas duas semanas desde que você escreveu. Abaixo, você encontrará copiada a resposta para sua pergunta do dia 16/01. Estamos com um volume grande de perguntas no blog, então às vezes demora um pouquinho para as respostas serem publicadas, mas fique sossegada, pois eu sempre respondo, ok?
Vamos a essa nova situação.
Eu imagino o quanto você esteja chocada com essa revelação do seu namorado. É muito natural. Dê tempo a si mesma para assimilar essa informação.
Agora, tem algumas coisas importantes que você precisa refletir diante de Deus e considerar com muita calma, pois são bastante sérias:
1. A propensão à homossexualidade, como tantas outras propensões, não é algo que muda facilmente. O ideal seria ele conversar com um psicólogo capacitado para tratar dessa questão e ajudá-lo de verdade nesse momento. Este é o site do Corpo de Psicólogos Cristãos que tem profissionais muito competentes em todo o Brasil, inclusive em sua cidade: http://www.cppc.org.br/nossa-
Não procure resolver essa questão sozinha com ele, pois está fora da sua alçada. Por favor entenda isso. A melhor ajuda que você pode dar para ele é encaminhá-lo para alguém que possa, de fato, dar o apoio de que ele precisa!
2. Por favor, minha amiga querida, não pense que ter sexo com ele vai ajudar em alguma coisa. Não é assim que funciona. Você não pode, em hipótese alguma, cometer um erro que já lhe causou tristeza no passado, para tentar resolver questões que, como acabei de dizer, estão fora do seu alcance. Não existe essa história de “transar com mulher para ‘curar’ homossexualidade”. Isso é um desrespeito imenso a você como pessoa, como cristã e como mulher. E é um desserviço à situação tão delicada pela qual ele está passando. Só vai tornar as coisas mais confusas na cabeça dele e entre vocês dois.
3. Meu conselho para você neste momento é que termine esse namoro. Sim, eu sei que você gosta dele e que é doloroso pensar nisso, mas é evidente que ele não tem a mínima condição de manter um compromisso sério e maduro com você nessas circunstâncias. Se você continuar dentro desse relacionamento, pode ter certeza de que ainda terá muito sofrimento pela frente. Antes de qualquer coisa, seu namorado precisa resolver essa questão dentro da cabeça dele, sem envolver você!
Eu sei que o afeto é um elemento forte. Também sei que a pressão (muito equivocada, aliás) da família dele não ajuda. Mas, se você realmente tem sentimentos por esse rapaz, dê espaço para ele neste momento. Afaste-se de modo a dedicar-se à oração pela vida dele e pelos conflitos interiores que ele deve estar enfrentando. Essa é a maior demonstração de amor que você pode oferecer para ele.
E, no meio disso tudo, não se esqueça de seu próprio coração. Cuide dele com carinho. Preserve-se de novos sofrimentos. Peça muuuuita sabedoria, clareza e cuidado de Deus em sua vida. Deus está vendo tudo o que se passa e quer conduzir você com muito amor por um caminho que ele já preparou – um caminho de relacionamentos saudáveis, sem culpa.
Que nosso Pai de amor fortaleça você nesta etapa de sua jornada. E, sempre que precisar, estamos à disposição!
Kisses,
Su
P.S.: Aqui está a resposta de sua primeira pergunta. Apesar da mudança nas circunstâncias, algumas colocações talvez ainda sejam válidas.
- Pergunta: Voltei com meu ex-namorado, nesse tempo que ficamos separados eu tive relações sexuais e ele tbm (com outra pessoa) confessei meu pecado pra Deus e me arrependi um tempo depois.
Quando voltei com meu namorado, contei sobre meu passado, à princípio ele aceitou, mas essa semana ele disse que isso vem incomodando muito ele e que precisa de um espaço e quer que eu respeite isso, tenho medo dele terminar tudo comigo, e contar sobre meu passado pros meus pais, não estou pronta pra contar isso pra eles, o que eu faço?
Resposta: Querida T., entendo como sua situação é delicada. Aqui vão algumas coisas para pensarmos juntas.
Primeiro, por que seu namorado ficou tão abalado de você ter feito sexo com outra pessoa depois que terminou com ele se ele mesmo fez a mesma coisa? A Bíblia pede pureza sexual para mulheres e homens na mesma medida! Em minha opinião, isso aponta para algumas expectativas um pouco imaturas da parte dele – de que você se “guarde” para ele enquanto ele não faz isso. A meu ver, se você continuar dentro desse relacionamento, precisará ter uma conversa séria com ele sobre esse assunto, pois pode gerar novos problemas mais adiante.
Segundo, por que ele contaria para seus pais sobre sua vida se ele terminasse com você? Você acha mesmo que esse medo tem fundamento? Ele já fez coisas parecidas no passado? Eu não o conheço, então não posso lhe dizer qual é a probabilidade de isso acontecer. Mas, se ele é uma pessoa amável e respeitosa, com certeza ele não faria isso. Agora, se ele não é amável e respeitoso e se você acha que ele realmente colocaria você numa situação difícil, me desculpa dizer, amiga, mas vai ser melhor pra você se esse namoro acabar.
Terceiro, minha impressão (peço desculpas se for totalmente errada) é de que ainda falta um pouco de maturidade para ter um relacionamento sério, de envolvimento e intimidade tão profundos. Uma coisa que ajuda nesses momentos é ter boas conversas, em que ambas as partes abrem o coração e procuram chegar a um acordo – e não um se afastar do outro.
Eu sei que estou lhe dizendo coisas difíceis, mas essa relação dá alguns sinais de que talvez não tenha futuro. Pense com calma se você deseja mesmo estar dentro desse namoro ou e, mais importante ainda, se Deus deseja isso de você. Converse muito com Deus a esse respeito. Peça para ele lhe dar muita sabedoria e direção clara e lhe mostrar o próximo passo. Quando pedimos com disposição de obedecer, ele sempre ouve a responde.
Por fim, se acontecer o pior e seu namorado ameaçar de falar com seus pais, lembre-se de que Deus sempre nos ajuda nessas situações. Quando pedimos perdão por nossos erros, às vezes Deus nos poupa das consequências (no seu caso, ele pode evitar que seus pais fiquem sabendo) e, às vezes, ele nos ajuda a lidar com as consequências (talvez seus pais fiquem sabendo, mas Deus vai lhe dar forças e apoio para passar por essa situação).
Lembre-se de que os Deus já escreveu todos os dias de sua vida e os planos dele para você são muito melhores do que qualquer coisa que você possa imaginar. Deixe que ele encaminhe as coisas do jeito dele e peça paz para seu coração, confiando na bondade, no amor, na graça e na misericórdia de seu Pai!
E, se quiser contar como as coisas estão caminhando é só escrever novamente. Estamos à disposição!
Kisses,