Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, Z.! Eu sei por experiência própria que um transtorno alimentar afeta muitas coisas em nosso corpo. De fato, é possível que tenha acontecido uma pausa em seu desenvolvimento por falta de nutrientes adequados. Mas, se você está se alimentando devidamente outra vez, seu corpo vai retomando todas as funções normais com o tempo. Também é possível que sua percepção sobre seus seios não tenha nada a ver com o transtorno. Quando a gente começa a se comparar, sempre vai encontrar alguém que tem mais ou melhor ou isso ou aquilo. Começar a se comparar é inevitável, mas continuar se comparando é uma escolha que a gente faz. Você pode escolher alimentar os pensamentos de comparação ou pode tomar a decisão de não deixar que ocupem sua mente. No final desta resposta eu coloquei um texto que escrevi sobre comparação.

O mais importante agora é você entender que Deus criou seu corpo com muuuuito carinho e de forma singular. Você não é igual a ninguém – e isso é maravilhoso! Nossa cultura (e outras também) valoriza demais essa coisa de tamanho dos seios, das coxas, etc., como se isso definisse nosso valor e nossa beleza. Não é por aí! Cada uma de nós tem uma beleza exclusiva e é legal a gente aprender a apreciar e valorizar essa beleza em vez de ficar querendo a beleza de outros.

Converse com Deus sobre isso, amiga. Peça ajuda dele para verdadeiramente curtir o corpo maravilhoso que ele lhe deu com tanto amor. Deus gosta muito de nos ajudar nisso e em todas as nossas questões!

Ah, e saiba que você ainda tem pelo menos uns 3 ou 4 anos de crescimento e desenvolvimento pela frente. Isso significa que seu corpo ainda vai passar por mudanças. Portanto, peça para Deus lhe dar calma e paciência nesse tempo também!

Até a próxima!

Kisses,

Su

E aqui vai o texto:

Diga não à comparação!
A comparação é como uma doença, que vai matando aos poucos a alegria, o contentamento e a gratidão. Quanto mais você se compara com outros, mais insatisfeita fica, até que sua vida parece não ter nada de bom. Seu coração se enche de sentimentos de inferioridade e, muitas vezes, de inveja. Felizmente, porém, existem alguns remédios para acabar com esse mal antes que ele acabe com você.

Remédio #1 – Singularidade

Você sabia que Deus a criou de modo singular? Não existe ninguém no Universo inteiro igual a você. Deus imaginou cada detalhe de seu corpo e de sua personalidade e a formou com imenso carinho. Ele tem propósitos e planos para você e lhe deu características específicas para realizar tudo o que ele preparou para sua vida. Existem coisas que só você pode fazer no reino de Deus e no mundo. Assim como você foi criada de forma singular, você também tem uma contribuição singular para oferecer.

Remédio # 2 – Identidade 3A

Não importa se você é tímida ou extrovertida, não importa a cor, textura ou comprimento do seu cabelo, nem a cor dos seus olhos ou formato das suas sobrancelhas. Não importa seu peso, sua altura, o tamanho dos seus seios, a grossura de suas coxas, a forma de seu corpo. Não importa se você é boa ou péssima em esportes, artes, música, matemática, português, química, ou qualquer outra coisa. Não importa quantos amigos você tem nas redes sociais. Não importa como é sua família ou se você não tem família. Não importa onde você mora, que roupa você veste, que lugares você frequenta. Se você aceitou Jesus como Salvador e Senhor da sua vida, você é 3A: Amada, Acolhida e Aceita por Deus. Sempre. Ao máximo. Absolutamente.

Remédio # 3 – Eternidade

Sua vida aqui na terra é só um pedacinho da sua história. Se você anda com Cristo, tem um “para sempre” com ele, a eternidade na companhia dele. O modo que você vive aqui na terra é importante. Aqui você começa a aprender a se relacionar com Deus e se prepara para o dia em que vai vê-lo pessoalmente. Mas as coisas aqui da terra também são passageiras: sua aparência, suas realizações, as coisas que você tem – nada disso vai durar para sempre. Sua identidade singular e seu relacionamento com Deus, em contrapartida são eternos. E eles merecem muito mais atenção e cuidado.

Peça ajuda de Deus para dizer NÃO às comparações. Sempre que notar que está se comparando com alguém, tome esses três remédios. Se olhar para Deus em vez de olhar para os outros, vai encontrar cada vez mais alegria, contentamento e gratidão. E vai poder viver tudo de bom que Deus preparou só para você!

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.