Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, S.! A passagem à qual você está se referindo é 2Timóteo 3.12, em que Paulo está falando das perseguições que ele sofreu e dizendo para Timóteo que a perseguição fazia parte da realidade dos cristãos daquela época. Precisamos entender que algumas coisas que lemos na Bíblia são fortemente ligadas ao tempo e ao lugar em que foram escritas. O início do cristianismo no Império Romano foi marcado por perseguições intensas, e essa ainda é a realidade em várias partes do mundo. Isso não significa, porém, que todo crente precisa passar por perseguição física, pois, do contrário, não é realmente piedoso.

Em vez de extrairmos desse versículo uma doutrina, podemos extrair um princípio: viver de forma agradável a Deus significa viver de forma contrária a muitos dos valores do mundo. Cedo ou tarde, sempre vão surgir conflitos entre essas duas formas de vida. Esses conflitos podem assumir várias formas. Talvez você não seja lançada na prisão, ou nem mesmo seja alvo de zombaria explícita, mas em algum momento da vida, talvez perca uma oportunidade de trabalho ou veja amizades esfriarem. Paulo está nos avisando que não devemos nos surpreender com isso.

Portanto, em vez de nos preocuparmos pelo fato de não estarmos sofrendo perseguição, devemos aproveitar a imensa liberdade que temos para realizar as tarefas que Deus nos deu, nos lugares em que ele nos colocou. Se o cumprimento dessas tarefas trouxer adversidades, estaremos preparados com o aviso de que isso é esperado e buscaremos forças em Deus. E, se estamos vivendo em “calmaria”, também devemos aproveitar para orar tanto pelos cristãos perseguidos.
Até a próxima!

kisses,

Su