Hello, M.! De fato, perdoar não é fácil. Por isso é algo que a gente só consegue fazer de verdade com a ajuda de Deus. Além disso, perdão não é um sentimento (é uma decisão) e, muitas vezes, perdão não muda nossos sentimentos, pelo menos não de imediato.
Minha impressão é de que você tomou a decisão de perdoar e tem procurado voltar a essa decisão e pedir a ajuda de Deus, mas está esperando que haja uma mudança um tanto rápida de sentimentos (5 meses é muito pouco tempo se pensarmos em termos emocionais).
É provável que você continue a sentir tristeza, mágoa e até raiva de seu ex por algum tempo. Sempre que esses sentimentos aparecerem, faça uma oração do tipo: “Senhor Deus, estou com raiva do X, mas eu decidi perdoá-lo. Peço que o Senhor me ajude a lidar com esse sentimento. Peço, também, que o Senhor abençoe a vida do X, pois ele é alguém que, como eu, precisa de tua graça e de tua misericórdia”. É possível que você tenha de fazer essa oração várias vezes por semana, ou mesmo várias vezes por dia. Não desista. Com o tempo, você começará a ver mudanças interiores.
Além disso, amiga, só porque perdoamos alguém, não significa que precisamos manter algum tipo de relacionamento com essa pessoa, pelo menos não de imediato. Se você resolver que é melhor não responder a mensagens do seu ex, não significa automaticamente que você não o perdoou. Pode significar simplesmente que seu relacionamento foi rompido de tal modo que, por ora, não dá para se comunicar com ele de forma tranquila e sincera. Tudo bem. É ilusão achar que temos de ser BFFs de todo mundo, ou produzir dentro de nós sentimentos fofos em relação a pessoas que nos feriram profundamente. Sim, Deus nos cura, restaura e, com certeza, nos ajuda a perdoar, mas a mudança de sentimentos pode ser um longo processo, pelo qual devemos passar levando tudo para Deus. Persevere nas orações, espere no Senhor e, pelo menos por enquanto, mantenha-se afastada de seu ex. Com o tempo, você começará a notar mudanças!
Até a próxima!
Kisses,
Su
P.S. Aproveito para recomendar a leitura de um livro muuuito legal sobre perdão: