Pergunta:

Oi Su, sei que não fala de política aqui, mas vi sua resposta sobre o caos que está em nosso país e por isso resolvi fazer um desabafo sobre algo.
Ps: já deixando claro que não tenho intenção de atacar ou defender qualquer lado político que seja, afinal vivemos em uma democracia.
Minha questão é mais voltada para o que tem acontecido dentro das igrejas ultimamente. Justamente sobre membros q são expulsos por não apoiarem tal lado, ou são taxados de não cristãos. E sobre como a igreja tem se tornado apenas um palanque político. Não posso generalizar, mas estou falando de acordo com as que conheço. A minha mesmo sabe? É aquele medo de ir pra o culto procurando Jesus, e encontrar no lugar dele coisas de política. Infelizmente isso tem acontecido. Já vi gente da minha igreja comparar tal lado com Jesus. E eu fico muito triste com isso. Eu não me importo com quem a pessoa apoia, mas o que tem doído é ver que boa parte das igrejas estão sendo contaminadas com uma idolatria política gigantesca. Ao invés de se preocuparem com o reino de Deus, estão preocupadas em brigar e idolatrar um lado X. É tão triste e agoniante ver que Jesus está sendo deixado de lado em muitas igrejas! É tão difícil ver que está surgindo deuses terrenos, que pra muita gente tá tomando o lugar de Jesus.
No dia das eleições eu preferi nem ir ao culto. Pois tive medo de encontrar lá apenas brigas por conta da política sabe? E eu pensei em ver o culto online, mas não estava sendo transmitido. E eu achei tudo aquilo muito estranho, porque sempre está sendo transmitido ao vivo pelo Youtube. Aí uns dias depois postaram o vídeo do culto, e estava editado, provavelmente com cortes. E aquilo me levou a pensar: o que foi dito, que não pôde ser transmitido ao vivo? Fora que os pastores criaram um grupo no whatsapp que a intenção é “orientar” as pessoas sobre quais candidatos votarem. E eu acho isso o cúmulo do absurdo sabe?? Porque isso já está chegando no nível de manipulação. Como igreja, obviamente tem membros que não tem tanto acesso a informação, e são levados pela opinião de outras pessoas. E eu acho isso complicado, porque nem sempre o que é bom pra um é bom pra outro.
Tipo dando um exemplo, eu sou pobre e sou bolsista na faculdade, pego 2h de transporte pra ir e 2h pra voltar. Mas por exemplo, meu pastor já tem condições de trocar de carro e viajar pela europa e América tudo nesse ano. O que pra mim é uma realidade completamente distante. E daí, eu entendo que talvez os candidatos dele, seja pra qual cargo for, podem diferir dos meus em questão do que eles estão lutando. E eu acho complicado as pessoas não avaliarem isso, e escolherem com base no que dizem pra elas escolherem. Enfim sabe, eu não sei se vc sente o mesmo, mas pra mim tem sido desanimador esse momento que a igreja do Brasil está vivendo. Eu tenho muito orgulho e amor em ser cristã, sigo a Jesus e isso nunca vai mudar. Mas em relação a instituição igreja aqui no brasil, é um momento q está me desanimando muito. Agora procuro ir só aos domingos, não quero sair da igreja sabe? Mas é um momento que eu tenho me afastado um pouquinho da igreja (instituição em si) e me apegado muito a Jesus. Mas me afastado um pouco da igreja sabe, pois sei que no momento o que eu vou encontrar são guerras entre irmãos, gente sendo acusado de não ser cristã por escolher um lado diferente, e sei que vou encontrar muita política e pouco Jesus. E eu amo minha igreja e as pessoas de lá, mas o cenário atual tem me deixado bem revoltada, e dei um passo pra trás. Tô meio desanimada até pra trabalhar na igreja sabe. E fora que, eu não apoio o lado da maioria, e sei que nem posso expressar isso, pois vou ser atacada. Então faço o possível pra disfarçar e fugir de qualquer assunto relacionado ao que tá acontecendo, pois tenho medo sabe. Eu não quero que deixem de gostar de mim, não quero que digam que não sou cristã, simplesmente opinião política. Mas enfim, espero que Deus nos guie para um momento melhor. Embora já fosse avisado que seria assim nos últimos tempos né? O amor se esfriando.. mas enfim. Que sigamos firmes em Cristo, independente de política. Pois Jesus deve continuar sendo o nosso alvo, mesmo que tenha deixado de ser para muitas pessoas. Porque tudo é sobre Ele. Beijos Su. L.

Resposta da Sú:

Hello, L.! Este é um espaço em que não discutimos política no sentido de apoiar determinados candidatos ou ideologias. Mas, temos que falar daquilo que está acontecendo em nosso país, em nossas igrejas, pois é algo muito sério e motivo de muita oração. Seu desabafo, portanto, é totalmente acolhido e compreendido! Eu me solidarizo com você, amiga.

Ao estudarmos a Bíblia com atenção, vemos inúmeros textos que nos chamam à unidade (mesmo em meio à diversidade de opiniões), ao amor, ao respeito, à bondade e à gentileza uns com os outros.

Aqui vão alguns exemplos, que falam mais alto do que qualquer coisa que eu mesma poderia dizer:

“Não pequem ao permitir que a ira os controle […] evitem o linguajar sujo e insultante. Que todas as suas palavras sejam boas e úteis, a fim de dar ânimo àqueles que as ouvirem” (Efésios 4.26,29).

“‘Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de toda a sua mente’. Este é o primeiro e o maior mandamento. O segundo é igualmente importante: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Toda a lei e todas as exigências dos profetas se baseiam nesses dois mandamentos” (Mateus 22.37-40).

“Irmãos, encerro minha carta com estas últimas palavras: Alegrem-se. Cresçam até alcançar a maturidade. Encorajem-se mutuamente. Vivam em harmonia e paz. Então o Deus de amor e paz estará com vocês” (2Coríntios 13.11).

“Visto que Deus os escolheu para ser seu povo santo e amado, revistam-se de compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência. Sejam compreensivos uns com os outros e perdoem quem os ofender. Lembrem-se de que o Senhor os perdoou, de modo que vocês também devem perdoar. Acima de tudo, revistam-se do amor que une todos nós em perfeita harmonia. Permitam que a paz de Cristo governe o seu coração, pois, como membros do mesmo corpo, vocês são chamados a viver em paz” (Colossenses 3.12-15)

Eu poderia colocar mais um moooonte de passagens aqui. Todas elas apontam para a mesma coisa: dentro do corpo de Cristo, o que tem prioridade absoluta não são ideias certas, candidatos certos, ideologias certas, mas, sim, amor, unidade, paz, compaixão, acolhimento, graça, misericórdia. E é tudo isso que nós não temos percebido ultimamente.

Mas, é super importante lembrar que Deus não está vendo isso tudo de longe, com indiferença. Ele está no meio desse caos todo, trabalhando no coração de pessoas para que elas anunciem a paz, para que elas falem de unidade, de respeito, de aceitação daqueles que pensam de forma diferente de nós. Portanto, minha amiga, se toda essa situação está incomodando você, considere que é um convite de Deus para você participar das coisas boas  e belas que ele está realizando no meio da maldade e da feiura.

Deus está no controle. Ele é soberano e tem propósitos para nossa história pessoal e para a história de nosso país e do mundo. Nós somos pequenos e limitados – não conseguimos enxergar tudo o que Deus vê e não conseguimos entender o que ele está fazendo. Mas, podemos ter certeza de que, no devido tempo, ele colocará todas as coisas em ordem, pois a ele pertencem o poder e a glória para sempre!

Que a paz de Cristo encha nosso coração nesse tempo tão turbulento e que sejamos mensageiras da paz àqueles que estão ao nosso redor!

Kisses,

Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.