Hello, L.! Este é um espaço em que não discutimos política no sentido de apoiar determinados candidatos ou ideologias. Mas, temos que falar daquilo que está acontecendo em nosso país, em nossas igrejas, pois é algo muito sério e motivo de muita oração. Seu desabafo, portanto, é totalmente acolhido e compreendido! Eu me solidarizo com você, amiga.
Ao estudarmos a Bíblia com atenção, vemos inúmeros textos que nos chamam à unidade (mesmo em meio à diversidade de opiniões), ao amor, ao respeito, à bondade e à gentileza uns com os outros.
Aqui vão alguns exemplos, que falam mais alto do que qualquer coisa que eu mesma poderia dizer:
“Não pequem ao permitir que a ira os controle […] evitem o linguajar sujo e insultante. Que todas as suas palavras sejam boas e úteis, a fim de dar ânimo àqueles que as ouvirem” (Efésios 4.26,29).
“‘Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de toda a sua mente’. Este é o primeiro e o maior mandamento. O segundo é igualmente importante: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Toda a lei e todas as exigências dos profetas se baseiam nesses dois mandamentos” (Mateus 22.37-40).
“Irmãos, encerro minha carta com estas últimas palavras: Alegrem-se. Cresçam até alcançar a maturidade. Encorajem-se mutuamente. Vivam em harmonia e paz. Então o Deus de amor e paz estará com vocês” (2Coríntios 13.11).
“Visto que Deus os escolheu para ser seu povo santo e amado, revistam-se de compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência. Sejam compreensivos uns com os outros e perdoem quem os ofender. Lembrem-se de que o Senhor os perdoou, de modo que vocês também devem perdoar. Acima de tudo, revistam-se do amor que une todos nós em perfeita harmonia. Permitam que a paz de Cristo governe o seu coração, pois, como membros do mesmo corpo, vocês são chamados a viver em paz” (Colossenses 3.12-15)
Eu poderia colocar mais um moooonte de passagens aqui. Todas elas apontam para a mesma coisa: dentro do corpo de Cristo, o que tem prioridade absoluta não são ideias certas, candidatos certos, ideologias certas, mas, sim, amor, unidade, paz, compaixão, acolhimento, graça, misericórdia. E é tudo isso que nós não temos percebido ultimamente.
Mas, é super importante lembrar que Deus não está vendo isso tudo de longe, com indiferença. Ele está no meio desse caos todo, trabalhando no coração de pessoas para que elas anunciem a paz, para que elas falem de unidade, de respeito, de aceitação daqueles que pensam de forma diferente de nós. Portanto, minha amiga, se toda essa situação está incomodando você, considere que é um convite de Deus para você participar das coisas boas e belas que ele está realizando no meio da maldade e da feiura.
Deus está no controle. Ele é soberano e tem propósitos para nossa história pessoal e para a história de nosso país e do mundo. Nós somos pequenos e limitados – não conseguimos enxergar tudo o que Deus vê e não conseguimos entender o que ele está fazendo. Mas, podemos ter certeza de que, no devido tempo, ele colocará todas as coisas em ordem, pois a ele pertencem o poder e a glória para sempre!
Que a paz de Cristo encha nosso coração nesse tempo tão turbulento e que sejamos mensageiras da paz àqueles que estão ao nosso redor!
Kisses,
Su