Pergunta:

Oi Su, querida! Faz um bom tempo que não apareço, não é? Como essa é a primeira vez que escrevo em 2019, desejo que você tenha um ótimo ano! Su, minha mente está cheia de coisas, vou tentar resumir. Bom, eu continuo com os mesmos problemas aqui em casa. Só que estou me sentindo meio triste porque não tive a oportunidade de ter sido uma criança ou uma adolescente normal. Eu nunca falei disso para você (nem para ninguém) porque é uma parte da minha vida que eu prefiro deixar lá no passado: quando eu era pequena meu pai bebia e era horrível, eu tinha muito medo. Aí depois ele foi embora ficar na cidade da minha vó (paterna) desde os meus 10 anos. E minha mãe ainda errou em ter vindo morar na casa da minha vó materna, antes do meu nascimento. Agora, aqui estou eu no meio dessa complicação toda e tudo o que eu gostaria de ter tido era uma vida normal. E eu fico pensando que talvez não houvesse espaço pra mim na vida de meus pais… As vezes, Su, eu tenho vontade de sumir. Eu não tenho privacidade, as pessoas que moram aqui sempre mexem nas minhas coisas ou ficam comentando sobre tudo que fazemos, e também a minha mãe não vive a sua própria vida, ela vive pra minha vó. Isso tudo me deixa tão mal. Por último a minha amiga vem deixando de falar comigo, eu falei com ela outro dia e disse que sentia falta da época que estudávamos juntas, ela me respondeu que eu estava muito deprimida e passando “a minha tristeza para ela”, até hoje não sei o que falei de errado, mas tenho evitado falar com ela. Outro dia também meu primo veio aqui e no meio da conversa perguntou a minha vó se eu já tive namorado. Fiquei um pouco triste. Me fez lembrar que todo mundo já teve seu primeiro beijo menos eu. E ainda tem o fato de que eu estou um pouco distante de Deus, e isso é bem mais triste… As vezes tenho vontade de ser outra pessoa, ou da minha vida ser como os livros que costumo ler: sempre depois da parte triste tudo se resolve e os personagens vivem felizes. Su, por favor me ajude com seus sábios conselhos, beijinhos! :) C.

Resposta da Sú:

Hello, C.! Estava com saudades 🙂 Obrigada por sua mensagem. Desejo muitas bênçãos para você em 2019 também!

Eu sei que sua realidade diária é extremamente difícil. E é saudável você chorar por não ter tido uma infância e adolescência saudáveis. É como chorar a morte de alguém. Ao mesmo tempo, depois que a gente reconhece essa “morte”, precisa voltar a atenção para Deus e entender que ele esteve com você em cada momento e a trouxe até aqui. Pessoas e circunstâncias podem ser más, mas Deus é sempre bom, mesmo quando ele permite que soframos as consequências de erros e pecados de outros. Como já devo ter comentando com você, posso lhe dizer por experiência própria que é no meio dessa tristeza por aquilo que não foi (a infância e a adolescência tranquilas que você não teve, por exemplo), que Deus se revela a nós de maneiras muito bonitas e profundas. No meio da dor, existe graça e beleza. E, de tudo isso que você está passando, Deus pode produzir muitas bênçãos para você e para outros. Eu sou prova disso!

Portanto, peça forças do Espírito para apegar-se cada vez mais a esse Deus bondoso. É nesse relacionamento com ele que você vai encontrar consolo, satisfação, segurança e paz no meio do caos.

E sinto muito pela falta de maturidade da sua amiga que, no momento, não parece ter condições de caminhar com você. A vida tem muitos movimentos e, quem sabe, vocês ainda vão se “reconectar”. Peço a Deus que console seu coração e lhe dê a medida de amizade que você precisa em sua vida nesse momento.

Por fim, saiba que a história que Deus está escrevendo em sua vida tem um final feliz garantido, um para sempre com ele. Você pode vivenciar parte desse “final feliz” aqui na terra, à medida que se aproximar dele. O resto você vai desfrutar para sempre na eternidade, onde não vai ter tristeza, choro, raiva ou angústia. Apenas alegria para sempre na presença do Senhor! Use sua imaginação para visualizar como será essa vida eterna e peça para Deus ajudá-la a começar a viver essa bondade dele hoje mesmo!

Paz de Cristo para você, minha amiga. E até a próxima!

 

Kisses,

Su