Hello, G.! Você leu nosso posto sobre “O que significa honrar os pais”? Nele eu explico direitinho essa ideia. Siga o link:
Você vai ver que não é só uma questão de obediência. É uma questão de respeito (primeiramente dos filhos pelos pais, mas também dos pais pelos filhos). E precisa ter diálogo. Os pais precisam se dispor a ouvir os filhos, entender o que está acontecendo na vida deles e descobrir a maneira mais apropriada de tratar das coisas com amor.
Não sei os detalhes da situação da sua prima, e é difícil qualquer pessoa de fora avaliar. Mas, com certeza, honrar os pais não tem nada a ver com trabalho escravo, nem com humilhação. Ajudar nos trabalhos da casa faz parte das responsabilidades de todos os membros da família, mas não é a mesma coisa que honrar os pais (leia o post acima e você vai entender).
E quanto a sua outra dúvida, namoro entre primos(as) é péssima ideia. Mistura coisas de romance com coisas de família e geralmente cria a maior confusão. Meu conselho é que você não se enrole com essas coisas que estão acontecendo com sua prima. Fique na sua, continua a oferecer sua amizade e deixar clara sua disposição de ouvir e ajudar caso ela precise de alguma coisa. Mas, entenda que as coisas que estão acontecendo são entre sua prima e os pais dela. Não adianta querer interferir, pois vai sobrar para o seu lado.
Por fim, queria que você entendesse que “ser da igreja” e “ter um relacionamento com Deus” são coisas diferentes. “Ser da igreja” às vezes é só uma lista de proibições, comportamentos, regras, etc. Ter um relacionamento de verdade com Deus é a melhor coisa do mundo. É ter amizade e intimidade com o Deus que criou o Universo, com o Deus que criou você e eu, que nos ama de paixão e quer se relacionar com a gente. Para entender melhor, veja este post:
E, se ainda tiver dúvida ou quiser conversar sobre qualquer assunto, é só escrever novamente!
Kisses,
Su