Hello, C.! Imagino como essa indefinição esteja sendo difícil para você, amiga.
Algumas coisas para pensar:
1. Só porque duas pessoas se sentem atraídas uma pela outra, ou mesmo gostam uma da outra, não significa que o relacionamento tem condições de dar certo. Se não existe uma boa comunicação de ambas as partes é praticamente impossível levar adiante o compromisso sério que é o namoro.
2. Se você está escondendo esse envolvimento de seus familiares, é sinal de que você já tem uma boa ideia de qual vai ser a reação deles. Se você e o rapaz tivessem um relacionamento firme, com muito diálogo, já seria difícil lidar com questões de sua família. Dentro do quadro que você descreve, me parece ainda mais complicado.
3. Se o rapaz diz que quer assumir um compromisso, mas está fugindo de uma conversa franca sobre esse assunto, alguma coisa está muito errada.
Eu entendo que você gosta dele e que pensar em romper definitivamente é doloroso, mas, diante de tudo o que você coloca, parece melhor você se afastar dele de uma vez por todas. Tudo indica que vocês dois não estão prontos para se comprometer e desenvolver um bom namoro. Em minha opinião, você vai se poupar de mais sofrimento futuro se colocar um ponto final agora. Termine e permaneça firme, mesmo que ele corra atrás. Se não dá para definir as coisas, também não dá para continuar como está. Lidar com alguém ciumento, que tem dificuldade de dialogar, é muita dor de cabeça. Preserve-se de sofrimento desnecessário.
Mais importante de tudo, converse com Deus sobre essa questão. Peça clareza, sabedoria e direção dele. Deus entende tudo de relacionamentos e gosta muito de nos ajudar nessas questões. Se você não tem o hábito de falar com Deus, veja aqui: http://depapocomasu.blog.br/deus/2018/01/a-coisa-mais-importante-que-voce-precisa-saber/
Aproveite para ler nosso post sobre namoro e nossa seção sobre relacionamentos, que trazem dicas que poderão ser úteis para você:
E, sempre que quiser conversar, estamos à disposição!
Kisses,
Su