Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, S.! Não sou psicóloga, mas tenho familiares e amigos que são, e li bastante coisa nessa área. A maior parte das coisas que eu converso com você, porém, tem a ver com minha experiência pessoal. Eu fiz terapia durante vários anos (primeiro três anos e depois mais quatro anos) e Deus usou isso de um jeito muito legal e muito bondoso para trabalhar uma porção de coisas na minha vida.

Duas sessões é muito cedo pra você perder as esperanças, amiga! Se a psicóloga está falando mais que você, pode ser interessante de dar um toque para ela, na boa, e dizer que você gostaria de ter mais tempo de se abrir e falar, que você está precisando de alguém para te ouvir antes de ir logo dando opiniões. E, se você realmente não se acertar com ela, não desista. Procure outra pessoa! Às vezes é preciso fazer mais de uma tentativa até encontrar o “casamento” certo. Eu sei que é chato ir a outro profissional e ter de contar tudo de novo, mas ainda acho que, no seu caso, vai valer a pena. Pense comigo: se você tivesse asma e precisasse de um especialista, você não desistiria de se tratar só porque o primeiro ou o segundo médico não foram do seu agrado, não é? Você procuraria até encontrar um que você gostasse e que a tratasse corretamente – para você poder respirar melhor e viver melhor. O mesmo acontece com sua vida interior. Você está precisando de ajuda para “respirar” e temos que continuar confiando que Deus vai providenciar essa ajuda. E, é claro, você pode sempre vir aqui pra conversarmos J

Quanto a esse sonho, entendo perfeitamente. Às vezes, a sensação que fica depois do pesadelo é quase pior que o sonho em si, não é mesmo? Em minha opinião, esse sonho está apontando para os medos e as coisas que você está “cutucando” dentro de você neste momento, inclusive na terapia. Os ratos com certeza não são literais. Eles simbolizam aquilo que está assustando você. Às vezes, lembrar-se disso pode ajudá-la a lidar com a sensação que fica depois. Orar sobre isso e pedir coragem a Deus para enfrentar esse medo no momento em que ele está acontecendo também faz uma grande diferença! Eu tive uma fase de pesadelos bem difíceis, que atrapalhavam durante o dia. Oração e terapia foram os meios que Deus usou para me ajudar. Vamos pedir para ele que mostre quais são os meios que ele vai usar para ajudar você.

Se você tiver esse sonho novamente e acordar com medo de sair da cama, pense no que você associa de imediato da sua vida com esses ratos. Não faça força, apenas deixe os pensamentos virem. Apresente essa questão para Deus e, então, coloque um dos pés fora da cama e toque o chão de leve. Depois coloque os dois pés e, se quiser, corra para acender a luz e olhar em volta. J Quem sabe isso a ajudará a registrar a realidade. É importante repetir para si mesma que você não pode confiar em suas sensações nesse momento. Você precisa naquilo que você sabe, ou seja, que não há ratos no seu quarto. Faça essa experiência e veja o que acontece, ok? E vamos conversando.

Que o Senhor continue a fortalecer você e lhe mostrar o próximo passo!

Até mais!

 

Kisses,

Su