Hello, G.! Parabéns por ter começado uma etapa tão legal de sua vida!
Sinto muito que sua mãe, sua tia e sua irmã não tenham uma atitude positiva em relação à menstruação. Por que elas usariam isso contra você? Afinal, é algo super natural e saudável, que faz parte da vida de todas as meninas e mulheres. Não existe nada de esquisito nessa história e não há motivo para se envergonhar.
Meu conselho, portanto, é que você converse com sua mãe (a sós, sem nenhuma outra pessoa junto) e diga que você ficou chateada com a atitude dela. Diga que você precisa de ajuda e apoio dela e que você gostaria que ela celebrasse esse momento tão legal de sua vida em vez de criticá-la ou fazê-la sentir-se mal. Se não conseguir dizer tudo isso pessoalmente, escreva uma carta, uma mensagem de texto ou grave um áudio. A meu ver, é importante você expressar o quanto essa situação está entristecendo você e tornando sua vida desnecessariamente difícil. É responsabilidade de sua mãe apoiá-la e ajudá-la nessa fase. Você não está pedindo nada demais.
E, se você vai ao ginecologista, é uma ótima oportunidade de conversar com o médico sobre qualquer dúvida que você tenha e até de dizer que você está tendo dificuldade de conviver com essa nova realidade e que não está recebendo apoio de sua família. Eu lhe garanto que o médico já viu milhares de casos parecidos e pode ser um apoio para você também.
Quanto às outras pessoas, eu sei que é difícil, mas ignore-as. Peça ajuda de Deus para não se chatear demais com os comentários de outros e, se necessário, para dizer com muita educação e tranquilidade: “Olha, essa questão não é da sua conta. Por favor, não fique fazendo brincadeiras bobas sobre isso, pois me entristece. Deixe-me paz e respeite minha privacidade”. Embora seja um momento difícil para você, eu lhe garanto que tentar esconder não vai ajudar. Busque socorro de Deus. Ele criou você com imenso carinho e quer muito ajudá-la a passar por essa etapa com forças e coragem!
E, sempre que quiser conversar, passe aqui, ok? Você não está sozinha!
Até a próxima!
Kisses,
Su