Pergunta:

Resposta da Sú:

Querida D., eu imagino como você está se sentindo perdida. Já passei por uma situação parecida e sei como é complicado. Mas não se aflija, amiga!

Quando isso acontece, precisamos lembrar que Deus é o maior interessado em nos ajudar encontrar uma nova comunidade de fé. Portanto, não desista de pedir que ele mostre claramente para você onde ficar, pelo menos por enquanto. Às vezes, Deus nos coloca em um lugar por algum tempo (vários meses, ou mesmo anos), e depois nos encaminha para outro. Portanto, pergunte para Deus onde ele quer você agora.

Em minha opinião, não é o caso de ir a qualquer igreja. Existem algumas coisas bem importantes para levar em consideração e que podem ajudá-la em sua decisão.

Claro que a distância é um fator, especialmente se você quer ir durante a semana também (e não apenas aos domingos). Lembre-se, porém, de que Deus sabe que nem sempre temos condições de ir várias vezes por semana à igreja. Nesse caso, ele nos dá forças e alimento espiritual necessários entre uma reunião e outra.

Dentre as igrejas que estão a uma distância razoavelmente acessível para você, procure as seguintes coisas:

  1. Prioridade ao ensino da Palavra de Deus. Não adiante a igreja ter um louvor legal e ser bem receptiva para pessoas novas se não ensina e pratica a Bíblia de modo fiel. Portanto, da próxima vez que for a um culto, preste bastante atenção na mensagem, estude a passagem na qual foi baseada e peça para Deus lhe mostrar claramente se a Palavra dele está sendo ensinada ali da melhor maneira possível.
  2. Bom acolhimento. É importante sentir-se acolhida na igreja, mesmo que você não faça amizades de imediato. Procure um lugar onde as pessoas não julguem logo de cara pelas aparências, onde ninguém venha logo lhe dar “uma palavra” sobre alguma coisa em sua vida, etc. Veja como os outros membros da igreja se relacionam, se há um clima agradável.
  3. Atividades apropriadas para todos em sua família. Tanto quanto entendi, você e seus pais estão resolvendo essa questão juntos. É isso? Acho importante eles observarem e opinarem sobre as igrejas que vocês estão visitando. Não vai ser legal, por exemplo, se tiver uma programação boa para jovens, mas se não houver nada voltado para a faixa etária dos seus pais. Peça orientação para Deus a esse respeito também.
  4. Por fim, esteja aberta para igrejas que tenham um estilo de culto um pouco diferente daquele que você está habituada (não precisa ser totalmente diferente, rsrs). Às vezes, Deus quer desenvolver uma parte específica da nossa vida de fé e, para isso, usa igrejas que adoram e ensinam de uma forma que talvez não seja aquela a que estamos habituadas.

Como, pelo visto, essa é uma decisão em família, ore junto com seus pais. Ouça o que eles tem a dizer sobre os quatro itens acima (e não apenas sobre distância). De repente, você pode visitar outra vez duas ou três das igrejas que você já viu. Às vezes, precisamos persistir na busca, crendo que Deus vai dar a resposta no tempo certo.

E, se quiser continuar a conversa ou tiver dúvidas sobre qualquer outro assunto, estamos à disposição!

Kisses,

Su