Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, I.! Não existe nada de errado em mudar a cor do seu cabelo. Deus não vai gostar menos (ou mais) de você se seu cabelo for roxo ou castanho. A preocupação maior de Deus é com o que está dentro do seu coração. Existem, contudo, algumas coisas que a gente precisa pensar antes de fazer uma mudança radical de aparência:

1. Por que pintar o cabelo de uma cor exótica? É só por diversão, porque você acha legal? Ou será que é uma tentativa de chamar a atenção e ser aceita por pessoas que hoje não dão bola pra você? Fazer qualquer coisa só pra ser aceita por outros é bobagem para uma menina que foi salva por Cristo e é completamente amada e aceita por Deus.

2. Como meus pais vão encarar a ideia? Levar a opinião deles em consideração é sinal de amor e respeito. Além disso, enquanto a gente mora com eles, precisa seguir as regras deles. Se a cor do cabelo virar motivo de briga em casa, está na cara que, por enquanto, não é uma boa ideia.
3. Às vezes, algumas mudanças de aparência são usadas para transmitir uma mensagem. Cabelos azuis, por exemplo, são uma forma de meninas lésbicas dizerem que estão à procura de companheiras. Portanto, mesmo que você pinte seu cabelo de azul só por diversão, pode acabar se metendo numa fria, pois a cor está dizendo algo que não era sua intenção!

4. Eu já perguntei pra Deus se isso é legal pra mim? Essa é a questão MAIS IMPORTANTE. A Bíblia não diz nada específico sobre a cor do nosso cabelo. Quando a Bíblia não é totalmente específica, a gente precisa conversar muuuuuuuito com Deus e pedir para ele mostrar se essa é a coisa certa para nós neste momento. Deus ouve e responde, dando paz ao nosso coração ou cutucando a nossa consciência.

Um exemplo: Eu já pintei meu cabelo de verde uma vez, só por diversão (com rímel lavável). Não teve nada a ver com moda, eu não briguei com ninguém pra fazer isso, fui a uma festa onde eu sabia que não iria ofender ninguém e depois lavei o cabelo e a cor saiu. Foi uma forma de experimentar algo novo, sem criar caso.

Deu pra perceber, então, que ter cabelo de cor exótica não é pecado. O que Deus pode não achar legal são as atitudes e questões de relacionamento que acompanham uma mudança radical de aparência. Pensei nisso!
Kisses,
Su