Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, L.! Se você já sabe que você e sua mãe têm diferentes opiniões sobre religião, evite conversar com ela sobre esse assunto. Se for absolutamente necessário, ouça o que ela tem a dizer. E, se ela exigir uma resposta, diga apenas: “Olha, eu vejo as coisas de forma diferente, mas não quero brigar com você por causa disso, então prefiro não entrar nessa questão”.

Quanto a suas perguntas:

1 – Não existem “almas do outro mundo”. Hebreus 9.27 diz “Cada pessoa tem de morrer uma vez só e depois ser julgada por Deus”. Ou seja, depois que a pessoa morre, sua alma vai para junto de Deus ou para longe dele. Não fica “flutuando” em algum lugar esperando alguém “entrar em contato”. Pessoas que dizem falar com espíritos podem estar fingindo/mentindo, podem ter problemas psiquiátricos, ou podem estar falando com demônios.

2 – O que nos leva à segunda pergunta. Sim, existem demônios e eles podem possuir aqueles que não têm o Espírito Santo dentro de si ou podem oprimir (causar dificuldades, tristezas) para aqueles que são de Cristo. Se você leu os quatro Evangelhos e o livro de Atos, deve ter visto que Jesus e seus discípulos depararam com pessoas que sofriam por causa da ação de demônios. Mas, é super importante notar que em nenhum momento Jesus e seus seguidores transformavam essas interações em “espetáculos”, como a gente vê hoje. Eles ordenavam de modo simples e com autoridade que o demônio saísse da pessoa e, então, cuidavam dela e a chamavam a encher sua vida com a presença de Deus. Ao que tudo indica, durante o ministério de Jesus aqui na terra e durante o início da igreja, dois momentos históricos muito importantes, a ação de demônios foi mais clara. Afinal, o reino de Deus estava se mostrando claramente no mundo e era natural esperar resistência do Inimigo. Hoje em dia, talvez a ação do Inimigo não aconteça da mesma forma. Precisamos tomar muuuuuito cuidado, portanto, para não ver demônio onde não tem. Estou na igreja a vida inteira, e vi apenas um ou dois casos, dos quais os pastores trataram de forma muito discreta, longe dos olhos de outros, sem show.

3 – E com certeza existem milagres – de muitos tipos. Existem várias definições de milagres, mas uma forma de entendê-los é como uma intervenção direta e evidente de Deus. Sei de pessoas que foram curadas de maneira extraordinária, graças à oração de outros. Mas, como no caso do item acima, foram coisas muito discretas, que voltaram a atenção para Deus, e não para quem estava orando. A glória foi para o Senhor, não para as pessoas. Nem tudo o que é chamado de “cura milagrosa” realmente é isso. Existe muita enganação e muita confusão a esse respeito. E, como disse, a gente precisa tomar muito cuidado com tudo o que é feito com cara de show, voltando o foco para líderes humanos.

Quanto mais você estudar a Bíblia e se aprofundar no conhecimento de Deus, mais discernimento e clareza terá a esse respeito. E, sempre que surgir dúvida a respeito de algum caso específico, peça para Deus lhe mostrar a verdade. Se for algo que Deus considera importante para você, ele ajudará a discernir.

Kisses,

Su

P.S.: Talvez você goste de ler/reler o post sobre sinais, revelações, etc.:

https://depapocomasu.blog.br/deus/2018/05/revelacoes-sinais-e-sonhos-tome-cuidado/
Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.