Oi, C.! Para começar, é importante entender o contexto em que o apóstolo Paulo tratou dessa questão de tomar a Ceia indignamente. Em 1Coríntios 11 (texto em que essa expressão aparece no versículo 27), ele fala sobre membros da igreja que não estavam vivendo como cristãos no dia a dia, que estavam menosprezando seriamente seus irmãos em Cristo e tomando a Ceia como se fosse uma refeição qualquer. Na verdade, portanto, não se tratava apenas de uma questão de comunhão, mas de caminhada com Cristo de modo geral, em todas as áreas da vida. Paulo não está dizendo que precisamos estar com tudo super certinho e perfeito para tomar a Ceia, mas que precisamos estar nos dedicando a caminhar perto de Deus e entender que a Ceia não é só um ritual, mas um símbolo de tudo o que Cristo fez por nós. Se você tem buscado a Deus em suas ações, atitudes e escolhas da vida diária e entende o que a Ceia significa, pode toma-la em paz. Nosso Deus não é um Deus de ira, sempre procurando motivos mínimos para nos castigar. Ele é um Pai de amor, graça e misericórdia, que nos ajuda a viver de um jeito que alegra o coração dele.
E nossa caminhada com Deus começa no dia em que aceitamos a salvação que ele oferece em Cristo, e não no batismo. Minha convicção é de que, nessa mesma ocasião, já recebemos plenamente o Espírito Santo, que habita em nós com todo o seu poder e nos ajuda em todas as coisas.
Portanto, você não precisa fazer uma análise minuciosa de todas as suas ações antes/depois da conversão ou antes/depois do batismo. É importante, sim, perguntar para Deus se existe algo em sua vida que precisa ser colocado em ordem com ele ou com outra pessoa. Se ele mostrar alguma coisa, peça a ajuda do Espírito Santo (que já encheu você com o poder dele) e procure resolver a questão. Lembre-se, porém, de que nem sempre é possível ter comunhão perfeita com todo mundo, pois um relacionamento envolve duas pessoas. O importante é você fazer sua parte, conforme Deus lhe mostrar.
A Ceia deve ser um momento de reflexão, gratidão e profunda intimidade com Cristo, e não ocasião de medo. Peça para Deus lhe mostrar essa verdade e acalmar seu coração. Que ele abençoe imensamente sua jornada!
Kisses,
Su