Pergunta:

Oi Su, obrigada por me responder… Então quem está representando o meu caso de abuso sexual é o Ministério Público, pelo que liguei e me informei sobre o caso, foi o próprio MP que pediu a absolvição do réu por falta de provas e o juiz acatou a decisão. Como disse, não houve penetração, então sem sêmen não há como provar que ele me abusou. Acho isso uma baita brecha na justiça brasileira, pq o cara pode fazer o que quiser comigo com a boca, os dedos, me obrigar a ficar nua, falar que vai me matar se eu não fizesse o que ele pedisse, e mesmo assim não sofrer nenhum tipo de punição?! Neste meu caso, pelo que eu entendi não há como haver recursos pq foi o MP que pediu pelo arquivamento, e o MP não vai entrar com recurso contra a própria decisão dele. Não há mais nada pra fazer do que aceitar essa injustiça. E lá no fundo eu sabia que isso iria acontecer. E o que me deixa com mais raiva nessa história é a justiça (na verdade, a falta dela né), porque é assim que muitos casos de feminicídio acontecem. Aqui no meu estado, recentemente houve um caso de uma mulher que foi morta por um homem, e ela já tinha ido à polícia várias vezes por conta desse homem, feito boletim, mas as autoridades não fizeram nada. E eu tenho medo que isso também ocorra comigo. Mas até onde sei, medida protetiva só pode pedir se tiver algo concreto também, tipo, se a pessoa tiver me perturbando nas redes sociais, me ligando e tals. Outra coisa que me deixa com mais raiva é a hipocrisia que dizem que se acontecer algo com a mulher a gente deve denunciar. Denunciar pra quê? Se a justiça não será feita como no meu próprio caso? É por essas coisas que muitas mulheres ficam caladas quando sofrem abuso… Eu tô em crise de fé: Como pode Deus ser justo e não fazer justiça por mim que fui tão humilhada pela igreja e pela cidade dizendo que eu era uma mentirosa? Até nas redes sociais escreviam que eu estava acusando um inocente… Infelizmente meu caso terminou assim. Estou sem forças e a chorar muito… E tipo, esse não foi o primeiro abuso sexual que aconteceu comigo… eu perdi a virgindade com um abuso, eu também fui abusada por um psicólogo da rede pública dentro da sala de consulta… mas somente este que eu denunciei. E pra quê? Pra terminar assim? Dá vontade de jogar tudo pro alto, parar de acreditar em Deus… mas não consigo desacreditar em Jesus. Mas me sinto abandonada por Ele. A.

Resposta da Sú:

Hello, A.! Li sua mensagem com uma grande medida de indignação, tristeza e solidariedade com você, amiga. E orei por você.

Uma opção seria entrar em contato com a OAB em sua cidade (eles têm alguns atendimentos gratuitos) e verificar se ainda existe algo mais que você possa fazer para receber justiça humana. A justiça divina é garantida. Não sei quando nem como, mas tenho convicção de que ela acontecerá.

Minha experiência com abuso despertou muitos pensamentos parecidos com o que você tem vivenciado. A única coisa que posso lhe dizer é que nossos sentimentos e pensamentos não mudam quem Deus é. As circunstâncias não mudam quem Deus é. As coisas absurdas que as pessoas dizem ou pensam de nós não mudam quem Deus é. E homens que cometem violência contra nós não mudam quem Deus é. Deus é bom, ele é justo e poderoso, e ele não se esqueceu de você. Ele não a abandonou. Não desista de apresentar para ele tudo o que está dentro de você. Insista com Deus, pergunte para ele, grite e chore diante Dele. Peça justiça, mas, acima de tudo, peça consolo e paz. Eu não sei como ele vai responder, mas ele vai. Sua parte é continuar falando com ele até receber uma resposta, do tipo que só você vai entender. Falo por experiência própria.

Também quero incentivá-la fortemente a buscar ajuda. Procure uma psicóloga (mais fácil falar com uma mulher no seu caso) ou um atendimento gratuito no CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial) de sua cidade. Peça para Deus colocar em sua vida pessoas que ouçam você sem julgamento, sem condenação, mas com afeto e apoio. Ele já preparou alguém para socorrê-la. Confie nisso.

E continue a vir aqui para conversarmos sempre que quiser, ok?

Até a próxima!

Kisses,
Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.