Pergunta:

Oi, Su. Não sei se a pergunta se perdeu, já que eu não confirmei o negocinho lá. Enfim.. Tenho passado por alguns problemas, um conflito mental. E não é só um momento difícil. O inimigo sempre tenta usar algo pra me confundir – primeiro, o lance da comida. Depois, me atormentou com pensamentos de blasfêmia. E isso foi a minha ruína, porque me senti condenada e abri um monte de brechas pro mal atuar. Um tempo se passou e parece que nem conheço mais a Deus. Eu tenho algumas perguntas pra tentar acalmar meu pensar ou pelo menos me esclarecer. (1) O pecado voluntário, ou seja, pecar sabendo da possibilidade daquilo ser pecado, tem perdão? A Bíblia diz diretamente que não, mas é difícil acreditar na palavra “impossível” quando nos agarramos a Cristo. Ver a minha vida sepultada ou me ver sem esperanças é difícil. Não sei se estou certa, sei lá, só.. Queria saber se ainda posso tentar ou se acabou pra mim. (2) O que é a blasfêmia contra o Espírito Santo? Ela precisa ser verbalizada? (3) Sei lá.. Só queria poder voltar no tempo. Queria não ter jogado tudo fora. Eu.. Só tenho doze anos, sabe.. E se tudo tiver acabado? E se não tiver esperança pra mim? Eu.. Sei lá.. Eu não quero perder Jesus. Ele é tudo o que eu tenho. E é uma expectação tão dolorosa de condenação.. Eu não desejo esse sentimento pra ninguém. Eu não desejo um fim pra ninguém. Eu não desejo morte espiritual pra ninguém.. Mas que sempre haja esperança pra recomeçar com Cristo – para nós e para todos. Desculpa se as duas mensagens chegarem, pode responder só uma e descartar a outra, ou juntar as duas.. M.

Resposta da Sú:

: Querida M., se você não confirmar que não é um robô, sua pergunta não chega pra mim. Sinto muito se você escreveu antes e sua pergunta se perdeu.

Eu sei que você está em um momento de bastante conflito e, nessas horas, é precise pedir muita sabedoria e muita calma para Deus, para não chegar a conclusões erradas.

Primeiro e mais importante: Sua salvação é para sempre. Leia este texto aqui: http://depapocomasu.blog.br/deus/2018/03/a-salvacao-e-para-sempre/

Segundo, o pecado voluntário tem perdão, sim. No Antigo Testamento, não havia sacrifícios para pecados voluntários, mas isso não significa que Deus não perdoava quando a pessoa se arrependia e pedia perdão. O rei Davi cometeu um pecado desse  tipo e Deus o perdoou e o abençoou. No Novo Testamento, temos a promessa de 1João 1.9. Leia essa passagem sempre que precisar acalmar sua consciência.

Terceiro, blasfêmia contra o Espírito Santo é dizer que ele não é de Deus. Ou, como no caso dos líderes religiosos com os quais Jesus conversou sobre esse assunto, é dizer que a obra do Espírito Santo é, na verdade, obra do diabo (veja Marcos 3.29). A blasfêmia contra o Espírito Santo é um pecado cometido somente por pessoas que não são e nunca serão salvas, não existe nenhum pecado sem perdão para aqueles que estão em Cristo. Nada pode nos separar do amor de Deus.

Quarto, você nunca vai perder Jesus porque, na verdade, as coisas funcionam de maneira oposta: não é você que segura Jesus por perto com seu bom comportamento ou com uma vida de santidade. É Jesus que segura você perto dele e ele prometeu que nunca vai deixar nenhuma das ovelhas dele se perder. Veja Mateus 18.11-14. Se você aceitou Cristo como seu Salvador, você é um dos “pequeninos” dos quais Jesus fala nessa passagem. A vida de santidade é resultado de Jesus segurar você perto dele, e não condição para que isso aconteça.

E sim, sempre há esperança de recomeçar em Cristo. Nosso Deus é um Deus de amor, misericórdia, compaixão e grande paciência. Ele é justo, mas ele é bom! Por que você acha que jogou alguma coisa fora? Se você cometeu algum pecado, peça e aceite o perdão que Deus está lhe oferecendo e comece de novo – quantas vezes for necessário. Essa é a jornada de todo cristão!

Leia com muita calma o texto que recomendei para você acima e recuse as mentiras que o inimigo está colocando em sua cabeça.

E, sempre que quiser conversar, estamos aqui!

A paz de Cristo para você, minhas amiga.

 

Kisses,

Su