Querida S., entendo sua situação, amiga. Esse é um dos motivos pelos quais a Bíblia nos instrui a não desenvolver relacionamentos extremamente próximos com aqueles que não têm como objetivo de vida caminhar com Deus. Isso não significa que você deve se afastar de suas amigas não cristãs, mas apenas que não deve se surpreender de as coisas serem dessa forma.
Em minha opinião, quanto às duas que não andam com Deus (depois vamos falar da que se diz cristã), se você já deixou claras as suas crenças, já disse que não concorda com certos comportamentos delas e, mais importante, se você procura sempre demonstrar o amor de Jesus, a única coisa que a fazer é orar por elas e por esses relacionamentos. Esse conflito com seus valores vai existir – e é bom que exista, pois trevas e luz são conflitantes. Com a ajuda de Deus, você precisa permanecer atenta para isso e pedir muita sabedoria para encontrar o equilíbrio entre se posicionar firmemente em favor dos valores bíblicos, amar essas meninas e, ao mesmo tempo, rejeitar conceitos e atitudes contrários aos padrões de Deus. Saiba, porém, que em alguns momentos você vai bater de frente com elas – especialmente se insistirem para que você faça coisas que não tem nada a ver com suas crenças. Quando necessário, diga apenas algo do tipo: “Vocês já sabem o que eu penso. Sabem no que eu acredito. Se quiserem, posso explicar novamente minha fé. Mas se não estiverem a fim de ouvir, é melhor a gente mudar de assunto”. Ao falar dessa forma, você se posiciona sem ser ofensiva e evita brigas inúteis.
Agora, quanto à menina que se diz cristã, a meu ver valeria a pena você chamá-la de lado um dia desses (só vocês duas) e você simplesmente dizer para ela: “Olha, amiga, nós duas somos irmãs em Cristo. Ele morreu por você e por mim. Esse amor de Deus é grande e incrível demais. E as coisas que ele nos instrui a fazer são expressão desse amor. Se a gente aceitou Cristo como Salvador, essa nova vida precisa se refletir nas nossas escolhas e decisões. Quem sabe seria legal nós duas orarmos juntas sobre isso toda semana, pedir ajuda e direção de Deus e estudar a Bíblia juntas”. Se ela aceitar, é uma oportunidade de vocês se aproximarem como irmãs na fé. Se ela não estiver a fim, simplesmente continue a orar por ela.
Existe um nível de intimidade (a comunhão de alma) que você nunca vai ter com amigas que não andam com Deus. Isso é fato. No entanto, se você continuar a buscar orientação de Deus, sabedoria e clareza, ele pode lhe mostrar como interagir com elas de modo amigável, sem que isso prejudique seu crescimento na fé. Ao mesmo tempo, pode ser uma ótima ideia você pedir que, além dessas meninas, Deus coloque em sua vida uma amiga seriamente comprometida com Cristo, que possa ajudar você na vida cristã. Pense nisso.
E, se quiser continuar a conversa ou tratar de qualquer outro assunto, é só escrever novamente.
Kisses,
Su
P.S.: Se você ainda não leu este post sobre evangelismo e amizade aqui no blog, pode ser legal dar uma espiada: https://www.faithgirlz.com.br/index.php/cinco-dicas-para-compartilhar-sua-fe/