Hello, S.! Sempre bom ver você por aqui 🙂 Que legal que sua tia é uma pessoa esclarecida, que está oferecendo todos esses recursos pra você. Isso é presente de Deus!
Em minha opinião, tem pelo menos três coisas que você pode fazer para superar essa ideia (errada, como você já deve saber, rsrs) de que você é feia e inferior.
Primeiro, aproveite que você está indo ao psicólogo(a) e converse com ele(a) sobre isso. Juntos você podem descobrir as causas dessa insatisfação com sua aparência e “cortar o mal pela raiz”. Você sabe que Deus a criou com amor, que ele pensou cada detalhes de seu corpo (inclusive seu nariz) e de sua personalidade e que ele lhe deu uma beleza exclusiva. Deus não criar ninguém inferior. Você foi feita à imagem e semelhança dele. Lembra-se do salmo 139? Dê uma espiada para refrescar a memória! Essa é a verdade. Agora o negócio é trabalhar para você acreditar nela. A terapia pode ajudar bastante nesse sentido.
A segunda coisa que você pode fazer é mudar o foco da sua observação e dos seus pensamentos. Em vez de se olhar no espelho e ficar pondo defeito em tudo o que vê, olhe para si mesma e procure as coisas que você gosta – não aquilo a mídia diz que é bonito ou que você compara com outros, mas aquilo que você acha bacana em si mesma. Peça para Deus abrir seus olhos para a beleza que ele lhe deu. Faça uma lista de todos esses itens. Aproveite e inclua aspectos de sua personalidade, de seu jeito de ser, de seu caráter. Com a ajuda de Deus, essa lista deve ser bem longa 🙂 Sempre que vierem pensamentos de inferioridade, releia a lista e agradeça a Deus por tudo de bom que ele lhe deu.
Terceiro, em vez de ficar se comparando com os outros e pensando que você é esquisita, procure celebrar sua beleza. Por exemplo, se você gosta da cor dos seus olhos, pense em visuais que valorizem isso, em tons de roupa e maquiagem (se você usa) que destaque essa beleza. Se você gosta de seus cabelos, pense em penteados diferentes. E assim por diante. Peça para Deus ajudar você nesse exercício e lhe dar criatividade para destacar todos esses presentes dele.
Quando começamos a nos enxergar da forma como Deus nos vê e a agradecer por essa beleza toda, aos poucos vamos nos sentindo mais bonitas e valorizadas. É um processo que leva tempo e para o qual precisamos da ajuda de outros (tipo o psicólogo), mas vale muito a pena!
Que Deus a conduza para cada vez mais alegria e satisfação consigo mesma.
Até a próxima!
Kisses,
Su