Hello, E.! Imagino como esteja sendo difícil pra você, mas nada de pânico!
Em minha opinião, você tem certas expectativas (muitas delas bem válidas) em relação a suas amigas e essas expectativas não estão sendo preenchidas. Existem duas coisas para você pensar a esse respeito:
- Você já explicou para suas amigas como você se sente em relação a elas? Já falou que gostaria que elas se interessassem mais por seus assuntos e não apenas ficassem falando das coisas delas? Você diz para elas quando fica chateada em situações específicas nas quais elas parecem insensíveis? Eu sei que pode parecer meio absurdo, mas as pessoas não têm como adivinhar nossos pensamentos e não adivinham nossas expectativas, por mais óbvias e justas que elas sejam. Portanto, talvez seja hora de você pedir ajuda de Deus para juntar coragem e dizer claramente a suas amigas o que você espera delas e como elas chateiam você.
- Se você expressar suas expectativas e, ainda assim, suas amigas continuarem apenas pensando e falando de si mesmas, pode ser uma boa hora de procurar novas amizades. Muitas vezes Deus usa essas circunstâncias para nos conduzir a relacionamentos mais saudáveis e equilibrados, que vão alegrar nosso coração, e não apenas dar mágoas.
- Em minha opinião, é possível que seu desejo de automutilação tenha a ver justamente com essa frustração que você está sentindo nesses relacionamentos. Às vezes, quando ficamos com raiva de outras pessoas, mas não conseguimos expressar esse sentimento de forma saudável, acabamos nos voltando contra nós mesmas, o que na verdade não resolve nada. Existe a possibilidade, também, de que essa depressão e esses sentimentos de inferioridade (que aliás, não correspondem à verdade, pois você não é inferior a ninguém!) sejam associados a questões físicas. Eu sugiro fortemente que você procure um médico e conte como você está se sentindo. Ele poderá ajudar você ou encaminhar você para outros que a ajudarão a encontrar alívio para essa angústia toda e, inclusive para a vontade de se machucar.
Converse bastante com Deus sobre essa questão, converse também com sua mãe e peça a orientação dela e busque o conselho de pessoas que Deus preparou e capacitou para nos ajudar nesses momentos.
E, sempre que quiser trocar uma ideia, estamos aqui!
Kisses,
Su