Pergunta:

Oi su. Mais uma dúvida.
Eu cheguei a ler sobre um pouco de Vegetarianismo e existem vários tipos, como ovolactovegetarianismo e veganismo.
Você me disse que Deus permite que utilizamos produtos de origem animal, como leite, ovos, mel, sem que haja grande impactos na saúde do animal. Mas como a indústria de ovos, leite, pode causar grandes impactos na saúde animal e também na humana, devemos procurar comércios, fazendas, indústrias, que confiáveis e que tenham certificados de Bem estar animal.
Mas os veganos falam, que é errado utilizar qualquer produto de origem animal. Argumentam que na produção de leite, as vacas são inseminadas contra sua vontade e que em Bois, eles até introduzem objetos, para estimular o boi a ejacular (Como um Consolo gigante)
E dizem que isso é estrupo com os animais.
E que somos únicos mamíferos que continuam a consumir leite, depois de crescidos. E que o leite não é nosso, é do bezerro da vaca.
E quanto a ovos, não importa se é de galinha caipira solta no quintal de casa, pois perpertua a crença de que os animais foram feitos para nos servir e os pequenos produtores, tiveram que comprar galinhas de alguma granja, e não sabemos como o comércio de granjas, trata bem esses animais.
Segundo, veganos, os animais não foram feitos para nos servir. Existem até mesmo Cristãos Veganos que concordam com isso.
Dizem que alimentação original, no Éden, seria apenas de ervas e frutas, e nada de origem animal. E carne, leites, ovos, mel, etc, foram permitido só após o dilúvio.
Poderia me Orientar sobre isso?
Kisses. L.

Resposta da Sú:

Hello, L.! Em última análise, essa é uma questão de consciência. Eu sou ovolactovegetariana (embora consuma pouquíssimos ovos) e, sempre que possível, compro com certificação de Bem-Estar Animal, que não permite várias dessas práticas que os veganos apontam. A meu ver, Deus não nos proibiu de consumir produtos de origem animal, mas a Bíblia deixa claro que temos de cuidar bem deles. Vivemos em um mundo em que nada acontece em condições ideais. Tudo tem alguma coisa distorcida ou corrompida. Por exemplo, não adianta ser vegano e comer chocolate de qualquer marca, pois a maior parte do cacau no Brasil vem de trabalho escravo e/ou infantil. Se nos preocupamos com o bem dos animais, precisamos ter a mesma preocupação com o bem das pessoas que produzem nossos alimentos, não é mesmo? Mas, se levarmos isso ao extremo, não conseguiremos comer nada (falo por experiência própria!). Cada produto disponível, seja vegano, com certificação, orgânico, etc., terá algum problema em algum ponto, senão diretamente do produto, mas da distribuição, embalagem, venda, etc.

Portanto, o que cada pessoa tem de fazer é orar sobre isso e agir conforme sua consciência, e não agir apenas em função do que outros dizem ou fazem.

Parar de comer carne de qualquer tipo, reduzir ao máximo os produtos industrializados, comprar de produtores locais e, sempre que possível, evitar certos tipos de embalagem difíceis de reciclar são os passos básicos. Se você começar por aí, Deus pode mostrar os próximos passos para que você faça o seu melhor de uma forma saudável e equilibrada.

Kisses,

Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.