OI, C.! Fique à vontade para escrever o quanto quiser. Estava pensando em tudo o que você disse e acho que uma questão extremamente importante nessa história é entender qual é nossa parte nessas lutas, inclusive com pensamentos, e onde entram em cena a graça, a misericórdia e a paciência imeeeeeeeensas de Deus. Aqui vão alguns pontos para você refletir:
- Quanto aos pensamentos sobre sexo, é bom lembrar que, até por uma questão física/hormonal, eles são mais frequentes na adolescência. A questão não é que os pensamentos apareçam. A questão que interessa para Deus é o que a gente faz com eles. Alguém disse que pensamentos são como aves – elas podem nos sobrevoar ou a gente pode deixá-las construir um ninho em cima de nossa cabeça, rsrs. Brigar com esses pensamentos, tentar controlá-los sozinha, só vai piorar as coisas. Para que eles não “construam um ninho” em sua cabeça, apresente-os para Deus todas as vezes que surgirem e peça ajuda dele – não com ansiedade ou medo, mas com a serena confiança de que Deus já está socorrendo. Repita esse exercício toda vez que perceber os pensamentos, mesmo que seja um monte de vezes por dia. Deus não vai se cansar nem vai ficar impaciente com você. Pelo contrário, como você mesma percebeu, ele usa essas lutas contra tentações para nos trazer para mais perto dele. E, quando andamos com Deus, nunca damos um passo para trás. Ele faz todas as coisas cooperarem para o bem, lembra?
Peça também bastante sabedoria na escolha de filmes, livros e assuntos de conversas. Quanto mais vemos e falamos sobre sexo, mais espaço esse assunto ocupará em nossa mente.
- Peça para Deus ajudá-la a distinguir claramente entre tentação e pecado. Especialmente em relação a pensamentos, às vezes é difícil fazer diferença entre uma coisa e outra. Acabamos nos sentindo culpadas simplesmente porque fomos tentadas, embora não tenhamos cometido pecado algum. Jesus, que nunca pecou, foi tentando em todas as coisas (Hebreus 4.15) o que obviamente inclui a área sexual. Ele entende o que você está passando e quer caminhar com você. Ele não Espera que você enfrente essas questões sozinha.
- O que nos leva ao último item: é muito legal que você queira dedicar-se inteiramente a Deus, a ter uma vida agradável a ele, mas é bom se lembrar de duas coisas: (a) você nunca faz isso com suas próprias forças. Você só se coloca nas mãos de Deus para que ele trabalhe em você. (b) Esse processo de aperfeiçoamento só vai ser completado no céu. Aqui na terra, teremos de lidar com imperfeições, erros, fraquezas, mas sempre com o auxílio, o amor, a graça e misericórdia de Deus.
Um feliz batismo para você e até a próxima!
Kisses,
Su