Querida V., sua pergunta toca em um assunto muuuuito importante e sobre o qual, infelizmente, ainda existe muita ignorância em alguns meios cristãos. Pense comigo: Cristão “de verdade” pode ter diabetes “de verdade”? Claro que sim! É uma doença física, resultante da falta de certas substâncias no seu organismo. Pode acontecer, inclusive, de envolver questões emocionais e estresse. Da mesma forma, a depressão é uma doença física, resultante da falta de certas substâncias no seu corpo. Ela também pode envolver questões emocionais e estresse. Deus nos criou como um todo em que o corpo e as emoções interagem de várias maneiras.
O fato de uma pessoa ter diabetes não a torna menos cristã. Idem para a depressão. Essa história de que a vida do cristão é “sempre alegre” não é bíblica, especialmente se entendermos alegria como ter um sorriso estampado no rosto 24 horas por dia e dizer que tudo está bem. Se você estudar a vida dos profetas e dos apóstolos, por exemplo, você verá que eles tiveram muitos momentos de profunda tristeza, melancolia e depressão. E também tiveram momentos de alegria e bom ânimo. Assim é a vida de todos que caminham com Cristo e que têm a honestidade de reconhecer que passam por “vales sombrios” e que, por vezes, lidam com enfermidades.
Você não perdeu a chave da felicidade nem ficou trancada do lado de fora da salvação. Você simplesmente tem uma questão clínica que, como todas as outras, precisa ser devidamente tratada. Se você ainda não conversou com um médico, faça isso logo. E peça para Deus ajudar você a filtrar aquilo que você ouve e não dar bola para os comentários que não edificam.
Falo isso tudo para você por experiência própria. Já ouvi muitos comentários infelizes sobre esse assunto também. Eu fiz tratamento para depressão alguns anos atrás e, de vez em quando, ainda busco a ajuda profissionais que Deus capacita para nos socorrer nessas horas.
Posso lhe dizer com toda convicção que Deus nos dá criatividade e auxílio para buscar formas de lidar com a depressão e viver bem, com momentos de alegria e com paz verdadeira nele.
Que Deus abençoe imensamente sua jornada!
Kisses,
Su