Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, M.! Em minha opinião, para começar será bom entender o que está causando essa distração e a dificuldade em estudar.

Algumas coisas para você pensar:

– Você tem se alimentando bem (refeições equilibradas, nutritivas, em horários regulares)? Bebe bastante água ao longo do dia (cerca de 2,5 litros)?

– Você tem dormido bem e tempo suficiente (entre 8 e 9 horas por noite)? Você tem um horário regular de sono, ou seja, vai para a cama sempre no mesmo horário?

– Você tem um tempo todos os dias para relaxar, descansar e simplesmente sonhar acordada?

– Fez exames de rotina recentemente para saber se não há anemia, insuficiência vitaminas, ou alguma outra questão física que precise ser tratada?

– Quando passamos por períodos difíceis, de dificuldades interiores ou de conflitos na família, essas questões também afetam a concentração. Se houver um início de depressão ou uma dificuldade com questões de ansiedade, isso também pode influenciar.

E, algumas dicas práticas para ajudar nos estudos:

  1. Converse com seus professores, diga que você está com dificuldade de se concentrar e peça para sentar-se bem na frente (caso não seja onde você senta-se agora). Eu sei que é chato ficar na primeira fileira, mas não ver o que está acontecendo na sala ajuda muuuito na concentração.
  2. Sempre que possível, faça anotações durante a aula. Também vale fazer desenhos que ajudem você a lembrar-se do que está ouvindo.
  3. Faça uma rápida revisão da matéria que aprendeu a cada dia. Não deixe acumular! Se você estudar um pouquinho todos os dias, poderá tirar dúvidas bem antes das provas e não terá de estudar tanto na véspera.
  4. Encontre um lugar bem sossegado e sem distrações para estudar em casa. Desligue telefone, televisão e computador (se não estiver usando para pesquisa). Se precisar pesquisar coisas online, faça buscas apenas sobre os assuntos ligados ao trabalho escolar. É impressionante quanto tempo gastamos com distrações online quando deveríamos estar estudando ou trabalhando (sei por experiência própria, rsrs).
  5. Se possível, peça ajuda a seus pais ou a outro adulto de sua confiança para estudar junto com você ou simplesmente supervisionar seus estudos para garantir que você não está divagando quando deveria estar fazendo suas lições.
  6. Se continuar a ter dificuldade, converse com a orientadora pedagógica de sua escola e peça ajuda dela. Esse é um recurso de Deus pra você. Use-o!

E, por fim, como sempre, o mais importante: continue a apresentar essa situação para Deus e pedir a orientação dele. Deus pode lhe mostrar maneiras criativas de estudar, conforme seu estilo de aprendizado. Ele também pode ajudá-la a identificar e tratar as causas dessa questão.

Siga esses passos e depois conte como está indo!

Kisses,
Su