Pergunta:

Resposta da Sú:

Querida E., imagino como as coisas se complicaram para você. É natural se sentir chateada e confusa. Ao mesmo tempo, é uma ótima oportunidade de reavaliar algumas coisas e descobrir qual é o próximo passo que Deus tem para você.

Estava pensando sobre essa situação e, com base naquilo que a gente tem conversado, me ocorreu uma coisa. Você já notou que parece que sempre precisa ter um menino (ou mais) em sua vida? Será que, de certa forma, você só sente valorizada quando está envolvida de algum modo com pelo menos um garoto? Por que, se você esquecer o Felipe, precisa tentar o Gabriel? Por que não tentar ficar sozinha um tempo, sem procurar alimentar sentimentos românticos por ninguém? Lembra do que te falei sobre gostar de várias pessoas ao menos como sinal de que, na verdade, não estamos a fim de ninguém? Continuo pensando que talvez seja seu caso, amiga.

Eu sei que o que aconteceu nessa festa foi muito triste e, pra dizer a verdade, o fato de o Felipe ter ‘ficado’ mostra que ele não encara relacionamentos da forma como nós cristãos, sabemos que deve ser. ‘Ficar’ é sinal de que ele curte envolvimento físico sem compromisso, o que não tem nada a ver com o tipo de namoro que Deus quer para nós. Isso quer dizer que, se você se envolvesse com ele, provavelmente não seria legal para sua vida com Deus. Concorda?

Além disso, não tem como você saber o que o levou a ficar com essa menina. Talvez não tenha nada a ver com você. Ele simplesmente sentiu vontade e ficou. Não quer dizer que ele não é um cara legal, mas quer dizer que ele tem prioridades e ideias bem diferentes daquelas que você provavelmente está tentando cultivar como filha de Deus.

Agora, desistir dele só para pensar em tentar um relacionamento com outro não é a solução. Como disse, pelo que você fala, no momento não existe em seu coração um afeto verdadeiro (daqueles que sustentam um compromisso sério de namoro) pelo Gabriel. A impressão que dá é que você o vê como amigo, como os outros meninos todos.

Em minha opinião, portanto, como provavelmente já lhe disse, você precisa se afastar um pouco disso tudo, acalmar seu coração. Precisa entender que não tem nada de errado em passar um tempo sem estar a fim de ninguém. Enquanto você imaginar que precisa sempre estar apaixonada por alguém, vai ser meio difícil ter clareza para enxergar o próximo passo que Deus tem para lhe mostrar.

Aliás, é importante entender que, geralmente, Deus não tira os sentimentos de nosso coração de uma vez só, num passe de mágica. Ele vai trabalhando em nosso coração aos poucos à medida que nós não alimentamos os sentimentos. Não adianta você ficar o dia todo pensando nesses meninos e nas coisas que aconteceram, olhando no Facebook o que está se passando na vida deles, falando deles para suas amigas, etc. – e depois pedir para Deus tirar sentimentos do seu coração. Você tem um papel importante nessa história de colaborar com aquilo que Deus quer fazer. E seu papel é se aquietar diante dele e confiar que, no tempo certo, ele vai colocar a pessoa certa na sua vida. Você não precisa correr atrás. Fale bastante com Deus e peça para ele fortalecer sua confiança nele. Peça para ele lhe dar muita calma, paciência e sabedoria. Não precisa sumir da face da terra e nunca mais falar com ninguém (rsrs), mas procure não gastar muito tempo nesses relacionamentos. Procure ocupar sua mente e seu tempo com outras atividades – estudos, família, trabalho voluntário na comunidade ou na igreja, esportes, artesanato, etc. A ideia é mudar um pouco o foco para que, aos poucos, você enxergue essas coisas que estão acontecendo de um jeito mais claro. Eu lhe garanto que funciona!

Fale com Deus, continue a pedir a direção dele, como você já tem feito e acalme-se diante dele para ouvir o que ele tem a dizer. E, depois, volte para contar como estão indo as coisas.

Até a próxima, amiga!

 

Kisses,

Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.