Pergunta:

Resposta da Sú:

Querida K., na verdade sua pergunta trata de algum muuuuito sério. Isso que seu irmão está fazendo se chama violência doméstica. Não é bobeira de irmãos. Um dia desses, ele pode machucar você gravemente. Portanto, tome providências antes que isso aconteça! Revidar arranhando ou batendo nele só vai piorar as coisas, como você já percebeu. Violência não se combate com mais violência. A melhor forma de lidar com isso é relatar a situação para alguém que possa ajudar você de verdade. Você já conversou com seus pais ou outros adultos responsáveis sobre isso? Contou que seu irmão está machucando você? Se ninguém ao seu redor tomar uma providência, ligue para o número 100 e conte em detalhes o que está acontecendo. Esse número é para denúncia de violência doméstica e eles têm pessoas preparadas para orientar você.

De qualquer modo, não provoque seu irmão. Evite começar discussões e, se ele provocar você, em vez de entrar na briga, dê um jeito de ficar longe dele (vá para a casa de uma vizinha ou amiga, tranque-se no seu quarto ou chame alguém para intervir).

O fato de você estar machucando a si mesma é natural nessas circunstâncias. Você está vivendo uma situação que gera angústia intensa e, muitas vezes, arranhar-se é uma forma (não saudável) de lidar com essa angústia. Portanto, machucar-se não é o problema, mas sim, um sinal de algo maior – a agressão que você está sofrendo. Busque ajuda para interromper esse ciclo.

Acima de tudo, peça socorro para Deus. Só ele pode mostrar para você como não entrar nessas brigas, não revidar, se proteger e dar os passos necessários para que seu irmão pare de agredir você. Confie que Deus vai encaminhar você para as pessoas certas que poderão ajudá-la a sair dessa situação. Peça para Deus lhe dar coragem e sabedoria e para proteger você. E fique atenta, pois Deus ouve nossas orações e responde com muito amor, carinho e cuidado!

E, sempre que precisar, estamos à disposição!

Kisses,

Su