Querida S., fiquei triste ao ler sua mensagem. Ao mesmo tempo, tenho convicção de que Deus pode trabalhar em sua situação de maneiras surpreendentes!
Vamos pensar com calma sobre algumas coisas:
1. Acho que está na hora de você ter uma boa conversa com sua melhor amiga e dizer para ela o quanto esses comentários magoam – além de não ajudar você em nada. Peça a Deus que lhe dê coragem, bem como a atitude e as palavras certas para falar com ela. Se achar muito difícil se expressar pessoalmente, escreva uma carta para ela (não mensagem de texto) contando como você está se sentindo. Deus pode tocar o coração dela para que ela seja mais sensível com você.
A mesma sugestão se aplica a seus professores. A meu ver, seria interessante você falar com a coordenadora pedagógica ou psicopedagoga de sua escola e contar um pouco do que está acontecendo. Ou, você pode escolher um dos professores com os quais você se dá melhor e falar com ele (ou escrever). Eu acho que vale muito a pena você tentar expressar para as pessoas ao seu redor um pouco do que está acontecendo em seu mundo interior. Deus pode lhe mostrar com quem e quando falar.
2. Infelizmente, ainda existe muito falta de conhecimento sobre questões como depressão e fobia social (supondo que seja isso que você tem – pelo que você relata parece possível). Creio que esse é o caso de seus pais. Não é falta de amor por você. É falta de compreensão do que está acontecendo. De fato, muita coisa não se resolve “expulsando na oração”. Deus pode curar (e cura!). Muitas vezes, porém, ele usa outras pessoas para restaurar nossa vida. Ele quer que confiemos no cuidado dele por meio de outros. O que nos leva ao item seguinte.
3. Deus capacita e prepara pessoas para nos ajudar. Ele também nos guia até elas no tempo certo. A verdade é que nem sempre pastores são as pessoas ideais para tratar de questões emocionais. Eles não receberam treinamento para isso. E, quanto a psicólogos, são como médicos. Só porque você teve a infelicidade de pegar um ou dois médicos ruins no passado, não quer dizer que nunca mais deve ir ao médico se ficar doente!
Sei por experiência própria o quanto um bom psicólogo pode ajudar. No meu caso, o trabalho conjunto de psicólogos e psiquiatras literalmente salvou minha vida. Eu entendo isso como milagre de Deus. Abaixo, estou passando para você os contatos do CPPC (Corpo de Psicólogos e Psiquiatras Cristãos) em sua região. Procure essa ajuda, mesmo que você não tenha o apoio imediato de sua família. Deus pode prover os meios. Confie nisso!
http://www.cppc.org.br/en/
E, se for o caso, você também pode procurar atendimento psicológico gratuito em faculdades que tenham curso de psicologia em sua cidade.
Deus sabe do que você precisa nesse momento e ele vai enviar a ajuda necessária. Aceite essa ajuda e creia que Deus está no controle de todo o processo.
E, sempre que quiser trocar uma ideia, estamos à disposição!
Kisses,
Su