Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, S.! Entendo sua dificuldade, amiga, pois já passei por uma fase desse tipo e sei que não é nem um pouco legal. E também não é “culpa” sua. É simplesmente um momento de sua vida. Em minha opinião, cultivar boas amizades não é uma questão de simplesmente interagir mais, mas de interagir de uma forma diferente, com outros objetivos e expectativas. Afinal, quantidade não é qualidade, né?

Deixa eu explicar: em vez de tentar se “enfiar” em algum grupo para se sentir aceita (o que não é errado, mas nem sempre dá certo), que tal olhar ao redor e procurar alguém que, talvez, esteja na mesma situação que você, meio sozinha ou deslocada? Em vez de pensar em como conseguir novos amigos, que tal pensar no que você pode fazer para ser uma boa amiga para alguém que também está precisando de companhia?

Converse com Deus sobre isso. Ele se importa tremendamente com nossos dilemas e está sempre disposto a ajudar. Peça para ele mostrar alguém do seu convívio para quem você possa oferecer sua amizade. Peça ajuda dele, também, para pensar em maneiras práticas de você fazer isso. De repente, é o caso de ajudar alguém a estudar para uma prova, ou realizar um trabalho difícil, ou alguma outra gentileza, por menor que pareça. Se você pedir a Deus com sinceridade e disposição de seguir a direção dele, pode ter certeza de que ele vai te mostrar.

Saiba, também, que relacionamentos são um aprendizado para a vida toda. Isso significa que, à medida que vamos nos relacionando com outros, dialogando, procurando oferecer amizade, atenção e cuidado para outros, também vamos amadurecendo e descobrindo como lidar com os desafios normais das interações com outros. E, além da ajuda de Deus, com a qual sempre podemos contar, também podemos buscar ajuda de pessoas mais velhas, que admiramos. E podemos, também, pedir conselhos a psicólogos/terapeutas, que são pessoas capacitadas para nos ajudar exatamente nessas questões.

Eu sei que, no momento, essa questão parece meio desanimadora. Mas, não desista. Pense nisso que a gente acabou de conversar e confie que Deus pode lhe dar tudo de que você precisa (e ele sabe que todos nós precisamos de pelo menos um ou dois amigos!).

Aproveite e leia este post sobre esse assunto. Quem sabe você encontrará algumas dicas úteis:

E, sempre que quiser trocar uma ideia, passe aqui. Estamos à disposição!

Até a próxima!

Kisses,

Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.