Hello, L.! Para começar, convido a ver o conteúdo nos dois links abaixo (ambos aqui do blog mesmo). Neles, eu falo sobre essa questão de piercings, tatuagens, etc.
Uma coisa legal de você refletir é que cor / corte de cabelo, tipo de roupa, piercings, expansores, e tals são meras modificações de aparência. Usar ou deixar de usar não muda seu coração. E Deus quer sempre trabalhar a partir do coração, de dentro para fora (é o que eu explico em mais detalhes nos posts acima). Você sentiu liberdade de pintar seu cabelo. Outros cristãos, gostariam de estar em um igreja em que pudessem sentir liberdade de fazer uma tatuagem, por exemplo, sem sofrer represálias. Não existe motivo para condená-los por isso.
Mas, o que a gente precisa entender, é que existe uma escala de prioridades. Se você está em uma igreja séria, que se dedica acima de tudo a estudar e ensinar a Palavra de Deus, que incentiva a intimidade no relacionamento com Cristo e o discipulado (e não apenas comportamentos “certos” e uma “aparência cristã”), pode valer a pena abrir mão de certos desejos para manter a comunhão dentro dessa comunidade de fé.
Mas, se você está em uma igreja que define vida cristã só em função do que você faz ou deixa de fazer, que não incentiva relacionamento, mas apenas comportamento, geralmente é melhor procurar outro lugar, pois abrir mão de certas liberdades só para agradar os outros não é o que Deus pede de nós. A gente não conhece a igreja desse pessoal que deu os depoimentos no tiktok, então não tem como avaliar. Mas, é importante entender que essas mudanças de aparência não são inerentemente erradas. Elas só se tornam problemáticas quando geram conflito. Aí, a pessoa pode escolher outra comunidade, em que essas coisas seja aceitáveis, ou pode escolher abrir mão de alguns desejos. Cada um tem que conversar com Deus e ficar atento para ouvir o que ele mostrar.
Leia os posts que indiquei, reflita sobre isso e, se quiser continuar a conversa, é so escrever novamente. Estamos à disposição!
Kisses,
Su