Hello, Y.! Querer algo é o primeiro passo para chegar lá! A meu ver, os bons filhos não são aqueles que nunca discordam dos pais, mas aqueles que sabem conversar e discordar numa boa, expressar suas opiniões de forma respeitosa – sem gritaria, choradeira e outra manifestações dramáticas, rsrs – e que aceitam as decisões finais deles, mesmo quando parecem estranhas ou injustas. Agora, a verdade é que ninguém é capaz de fazer tudo isso sozinho. Todas nós precisamos da ajuda de Deus para nos dar calma, paciência e maturidade em nossos relacionamentos.
Um passo prático que nos ajuda a controlar a irritação e não responder para os pais é não deixar as coisas acumularem. Quando algo começar a incomodar você, converse com eles com calma e explique o que está deixando você chateada. Se você achar que não vai conseguir se explicar de forma tranquila, escreva para eles.
Outra coisa básica é não tentar discutir problemas na hora errada. Conversar com seus pais sobre assuntos delicados quando eles (ou você) estão cansados, com fome, com sono ou preocupados com outras coisas não é boa ideia. Às vezes é melhor esperar um pouco e pedir para Deus mostrar o momento certo.
E, apesar de ter algo de bom em querermos que nossos pais se orgulhem de nós, antes de tentar preencher as expectativas deles, é mais importante que vivamos para agradar a Deus que, aliás, nos aceita exatamente do jeito que somos e nos ama de paixão, mais até do que nossos pais são capazes de nos amar! Quando caminhamos bem perto de Deus, outras coisas vão acontecendo naturalmente, como consequência de nossa amizade com ele. Isso inclui um relacionamento mais maduro com nossos pais e mais alegria em nosso coração.
Os pais que têm uma visão saudável das coisas não exigem filhos perfeitos, que nunca discutem e fazem tudo certinho. Eles querem filhos que os amem e respeitem, que estejam dispostos a reconhecer quando erram e que aproveitem bem as oportunidades que Deus dá.
Peça a Deus que lhe mostre como ser uma filha que vai alegrar o coração dele e de seus pais hoje (um dia de cada vez!).
Kisses,
Su