Pergunta:

Resposta da Sú:

Muito legal sua pergunta, S.! Em Romanos 8, o apóstolo Paulo estava explicando como, desde a queda em pecado, lá no Éden, a natureza humana tem sempre a tendência de fazer coisas que não agradam a Deus. Portanto, uma parte de nós quer “brigar” com Deus, e fazer as coisas à nossa maneira. Viver desse jeito o tempo todo é igual a dizer que não queremos nada com Deus. Por isso, seguir a natureza pecaminosa leva à morte (ou seja, a uma vida longe de Deus aqui e na eternidade).

Mas é bem importante lembrar que, quando aceitamos a Cristo, o Espírito Santo vem morar dentro de nós. E o Espírito nos dá o desejo e a capacidade de fazer coisas que alegram o coração de Deus e nos mostra como seguir os caminhos dele. Portanto, não precisamos mais agir conforme a velha natureza. Com a ajuda do Espírito, podemos andar cada vez mais perto de Deus.
Para que isso aconteça, porém, precisamos deixar de lado nossos próprios desejos e fazer aquilo que Deus diz que é bom para nós. Não é uma coisa que acontece de uma vez só. É um longo processo. A cada dia, perguntamos para Deus como devemos agir e pensar, e o Espírito vai nos mostrando o caminho. Ser controlada pelo Espírito de Deus quer dizer, portanto, deixar Deus dirigir nossa vida.

Por exemplo, se eu vivo falando mal de alguém, preciso entregar essa questão para Deus e pedir para o Espírito controlar meus pensamentos e minhas palavras. Pode ser que demore um tempo para eu mudar de atitude, mas se eu perseverar na oração a esse respeito, buscando sempre a ajuda do Espírito, ele vai transformar minha atitude em relação a essa pessoa.

Algumas vezes o Espírito age de forma rápida e clara. Em algumas questões, porém, a gente vai ter que lutar contra nossa velha natureza por muito tempo, às vezes a vida inteira. Mas Deus prometeu que um dia (com certeza na eternidade), ele vai completar o trabalho de transformação que ele começou em nós (Filipenses 1.6).

Portanto, peça todos os dias para o Espírito controlar seu modo de pensar e seu modo de agir e saiba que, aos poucos, ele vai tornar você cada vez mais parecida com Cristo. E, um dia, quando você se encontrar com Deus pessoalmente, ele vai lhe dar os parabéns! (Mateus 25.23)

Kisses,
Su