Pergunta:

Oi su eu de novo kkk. Você já ouviu falar sobre uma comunidade chamada AMISH. São cristãos anabatistas, que vivem isolados da cidade. Eles não usam eletricidade, internet, eletromóveis, roupas da moda. Eles usam telefone público do lado de fora, como um orelhão, apenas para emergências. Eles não usam automóveis, mas aceitam carona quando precisam viajar longas distâncias. Os brinquedos são simples, por exemplo: as bonecas não tem rosto, para não estimular a vaidade. E não aceitam brinquedos modernos, como ursinhos, carrinhos. Eles vivem de uma forma mais que simples, por opção. Eles são contra batismo de crianças, não usam fotografias. As mulheres usam roupas iguais, tipo freira. E o cabelo sempre preso. Os homens fazem a barba pela última vez no casamento e depois ela continua crescendo a vida toda. Eles acham que aparelhos eletrônicos podem trazer os males de fora, no caso da internet, a pornografia. Eles até usam geladeira, pois para eles é útil para evitar que os alimentos estraguem e ela é a base de pilhas, baterias. Existem certos grupos de Amishs: uns até aceitam algum aparelho eletrônico, como computador, carros, banheira de hidromassagem. Mas acho que todos os grupos Amish não possuem televisão. E mais uma coisa que diferencia eles, é que eles não pregam. Para se converter ao estilo de vida deles, é preciso renunciar toda modernidade, ficar uma semana com eles, saber o dialeto alemão, e ser aceito por eles por votação. Eu acho exagero. Mas se eles são felizes assim, tudo bem. Mas a luz da bíblia isso é errado, desnecessário? L.

Resposta da Sú:

Hello, L.! Interessante você mencionar esse assunto. Meus avós paternos eram alemães, e meu pai viveu numa comunidade como essa até o início da adolescência, quando meus avós receberam um chamado de Deus para ser missionários entre índios no centro-oeste do Brasil.

Deus conhece o coração de cada um nessas comunidades, e sabe o quanto cada pessoa é dedicada a ele. Ao mesmo tempo, é importante lembrar que quase todas essas regras e normas são humanas, e não instruções bíblicas. Se alguém quer servir a Deus usando menos tecnologia, vestindo certo tipo de roupa, mantendo certos costumes, não existe nada de inerentemente errado, desde que essa pessoa entenda que não é isso que vai salvá-la ou santificá-la. Temos muita coisa para aprender com os amish quanto a simplicidade, vida em comunidade e dedicação ao Senhor. Mas isso não significa que devemos nos afundar em normas e restrições impostas por outros sem uma sólida base bíblica (seja em qualquer tipo de comunidade que for).

Além disso, a Bíblia deixa claro que temos o dever/privilégio de compartilhar as boas-novas da salvação com outros e, para isso, devemos estar abertos para interagir com o mundo – isso é instrução de Jesus (estude Mateus 28.18-20). Portanto, não podemos ficar dentro de comunidades fechadas de qualquer espécie. Jesus, absolutamente perfeito e santo, andou e conversou com pessoas de todos os tipos, em todos os lugares.

Em resumo: ser Amish não é errado em si mesmo, desde que a pessoa não pense que esses costumes são garantia de salvação e de intimidade com Deus. Meus avós são um bom exemplo, pois ouviram a voz de Deus dentro de uma dessas comunidades e aceitaram o chamado para sair dela e pregar o evangelho a outros.

Até a próxima!

 

Kisses,

Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.