Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, L.! Eu coloquei alguns trechos da sua última pergunta aqui, mas eu li todas as perguntas que você enviou (sobre os dois assuntos diferentes, mas relacionados) e vou lhe responder de uma vez só, ok?

Primeiro, sobre as questões de relacionamento na igreja, eu acho compreensível que você fique chateada com as atitudes que você descreveu, mas, além daquilo que cometei com você em nossa última conversa sobre essa questão, não tenho nada muito novo a acrescentar. Não creio que você seja excessivamente sensível. As situações que você descreve são realmente desagradáveis e mostram falta de consideração de sua “amiga”.

Eu sei que é difícil a gente deixar para trás essas ofensas que vão se acumulando – só com muuuuita ajuda do Espírito Santo em nossa vida! Fique super à vontade para vir aqui sempre que quiser desabafar. Mas, em seu dia a dia, quando pensamentos negativos sobre essa situação lhe vierem à mente de forma repetida, procure contrabalançá-los com um versículo bíblico sobre o amor e o cuidado de Deus por você ou com uma simples frase, como: “Obrigada, Deus, porque o Senhor me ama e me perdoa. Ajude-me a fazer o mesmo pelos outros”. Lembre-se que amar e perdoar não significa ter que ser BFFs, mas apenas ser amigável e não acumular ressentimentos. Deus entende o quanto esse é um desafio grande, especialmente quando continuamos convivendo com as pessoas que fizeram coisas decepcionantes, mas ele é mais poderoso do que nossos pensamentos e, com o tempo, vai trabalhando essas questões dentro de nós.  Não desista de orar sobre esse assunto e contar para Deus tudo o que você tem sentido e pensado. E, se em algum momento lhe parecer apropriado e se Deus assim mostrar, fale com a pessoa que está magoando você. Talvez não mude a situação externa, mas pode ajudar a acalmar seu mundo interno.

E, quanto à questão da gata, eu acho que você já fez até demais e assumiu responsabilidades que não eram suas. Uma vez que sua amiga adotou a gatinha, é responsabilidade dela, não importa se você resgatou. Portanto, com muito jeito, mas muita clareza, diga isso para ela. Diga que você fez tudo o que estava ao seu alcance e que não há nada mais em que você possa ajudar. Ponto final.

Se vocês realmente são melhores amigas, talvez ela fique chateada por um tempo, mas esse não é o tipo de coisa que vai acabar com uma amizade. Precisa de um pouco de compreensão da parte dela também, não é mesmo. Mais uma vez, apresente essa questão continuamente para Deus. Ele é especialista em encontrar saídas para essas “saias justas” que acontecem com a gente. Deus tem carinho imenso por nós e também por todas as criaturas dele (essa gatinha inclusive). Ele pode providenciar um novo lar para ela. Confie nisso!

Paz de Cristo para você e até a próxima!

Kisses,

Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.